Notícias



Programa Escolinhas de Esportes conta com mais de três mil alunos inscritos

Informações foram fornecidas após questionamentos do vereador Michel Kary (PL)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

2014


No final de abril, o vereador Michel Kary (PL) encaminhou um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre o Programa Escolinhas de Esporte para o ano de 2025.

 

“O esporte de base no município de Araraquara promove inclusão social, incentivo a grupos vulneráveis, pessoas com deficiência, crianças e adultos que desejam praticar esportes e cuidar da saúde, contribuindo para a prevenção de doenças”, entende o parlamentar.

 

No documento, ele pergunta quando se iniciaram as atividades das Escolinhas de Esportes de 2025; qual a quantidade de alunos atualmente matriculados no programa, com a quantidade por modalidade; quais as modalidades esportivas oferecidas aos munícipes de Araraquara dentro do programa; em quais locais, praças, ginásios, escolas ou unidades esportivas essas modalidades estão sendo oferecidas; e quais as faixas etárias atendidas por essas modalidades.

 

Questiona ainda se há lista de espera ou demanda reprimida para alguma modalidade e, se sim, quais são essas modalidades; como é realizado o sistema de feedback ou ouvidoria para os pais, responsáveis ou participantes do programa; e se o programa possui parcerias com escolas, clubes, ONGs ou outras instituições.

 

“Nosso objetivo é fiscalizar e compreender o funcionamento do Executivo, atuando de maneira propositiva em prol da construção do bem comum”, reforça Kary.

 

Em resposta, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer informa que as atividades das Escolinhas de Esportes foram retomadas no dia 17 de fevereiro, com a oferta inicial de 20 modalidades, atualmente ampliadas para 23.

 

Atualmente, o programa conta com 3.381 alunos inscritos, distribuídos nas seguintes modalidades: Atletismo (18), Basquete (30), Biribol (5), Boxe (65), Capoeira (62), Damas (187), Escolinha de Goleiros (2), Futsal (137), Futebol Feminino (4), Futebol (1.181), Ginástica Artística (509), Handebol (143), Judô (24), Karatê (175), Kickboxing (21), Natação (381), Skate (9), Taekwondo (46), Tênis de Campo (15), Tênis de Mesa (30), Vôlei (416) e Xadrez (77).

 

A Secretaria observa que alguns alunos participam de mais de uma modalidade, totalizando 3.537, e, recentemente foram incluídas as modalidades de Futevôlei e Beach Tennis. O Vôlei de Praia aguarda inscrições para ser incluído também.

 

Segundo a pasta, as atividades são realizadas em 56 locais espalhados pelo município, entre praças, ginásios, escolas, centros esportivos, unidades de saúde, clubes e instituições parceiras (a lista completa pode ser conferida no documento de resposta do requerimento).

 

O programa atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. “Atualmente, não há lista de espera para nenhuma das modalidades. Especificamente na ginástica rítmica e artística, em razão de a contratação de profissionais estar em processo final, algumas inscrições ainda não foram absorvidas, com previsão de normalização em breve”, explica a Secretaria.

 

Ainda de acordo com a pasta, desde 10 de abril, foi instituído um canal de comunicação via WhatsApp, com cerca de 50 atendimentos realizados até a data de resposta do requerimento. “Estão previstas reuniões com pais e responsáveis para apresentação do projeto e o aprimoramento da comunicação com a comunidade.”

 

Quanto às parceiras, o programa conta com diversas, incluindo instituições assistenciais, ONGs, escolas e clubes, sendo a Unimed a principal parceira financeira.


Publicado em: 11 de junho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!