Publicado por: Prefeitura de Araraquara
2716
Em dezembro de 2021, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou ao Executivo uma indicação sugerindo a criação de um ambulatório destinado a oferecer atendimento à população que vive em situação de rua na cidade. A proposta apresentada já era prevista pelas diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), mas não havia sido instituída no município.
No documento, a parlamentar destacou que a implantação de políticas voltadas para saúde básica e mental orientadas a esse público era justificada, pois atuaria não somente na prevenção de doenças, mas também evitando o agravamento de enfermidades pré-existentes.
Pouco mais de dois anos após o pedido ter sido protocolado, a Prefeitura lançou em Araraquara o programa “Consultório na Rua”, obedecendo às normas da Portaria nº 2.488/2011, do Ministério da Saúde.
A iniciativa, que contou com recursos no valor de R$ 150 mil referentes à emenda parlamentar da deputada estadual Márcia Lia (PT) e foi intermediada por Filipa, visa a ampliar o acesso dessas pessoas aos serviços de saúde, promovendo atenção integral para quem vive em vulnerabilidade social extrema.
Presente na solenidade que marcou o início dos trabalhos na Praça do Carmo em 26 de abril, a vereadora agradeceu a todos que colaboram para que isso se tornasse realidade e destacou a profundidade do tema, que envolve muitos setores da sociedade. “Precisamos entender a complexidade da problemática das pessoas em situação de rua. Falar nessas pessoas não é só falar apenas de segurança pública, assistência social e de saúde”, concluiu.
Conhecendo o programa
O programa "Consultório na Rua" é formado por uma equipe multidisciplinar da atenção básica do Município, constituída por profissionais da saúde (médica, enfermeira, técnica de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde), visando a prestar atenção integral ao bem-estar das pessoas em situação de rua.
Esses servidores podem realizar atividades de maneira itinerante ou em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros. Serão oferecidos serviços de aferição da pressão arterial e glicemia, aplicação de vacinas, pequenos curativos, entrega de medicamentos, atenção para doenças como tuberculose e hanseníase, testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e coleta de exames.
As ações, que acontecem de segunda a sexta-feira e ao longo de oito horas diárias, ainda envolvem aconselhamento sobre cuidados com a saúde, distribuição de preservativo e encaminhamento para outros serviços, como intervenção para internação voluntária, involuntária e compulsória, encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), entre outros.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram em segundo turno o Substitutivo nº 2 à Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1...
Durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui em Araraquara o Banco de Ração e Utensílios para Animais, com o objetivo de capta...
Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento e as condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa...
Um Requerimento enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre os quiosques instalados na passarela “Orival Ramalho”,...
Nesta quarta-feira (04), termina o prazo para inscrições no edital da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart destinado à contratação de projetos de Oficinas Culturais Municipais para 2026. Ar...
O Centro de Ciências de Araraquara (CCA) do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em parceria com o Museu Catavento, inaugura no dia 9 de fevereiro de 2026, das 15h às 17h, a exposição “Química Verde...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.