742
Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível, o técnico em segurança do trabalho atua, justamente, na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em busca de informações sobre a atuação desses profissionais na Prefeitura, o primeiro secretário da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou, no dia 27 de outubro, o Requerimento nº 1.013/2021.
No documento, o parlamentar reiterava a importância desse profissional na organização de programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, orientação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e dos trabalhadores, além da inspeção de segurança e emissão de laudos técnicos, sem contar a realização de palestras e treinamentos.
Angeli requeria que fossem enviadas à Câmara Municipal as seguintes informações: quantidade e lotação dos técnicos em segurança do trabalho nos equipamentos públicos municipais, além de cópias do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais de 2018 até 2021. O vereador também perguntava sobre a situação atual da Cipa e sobre o dimensionamento do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
O parlamentar queria confrontar dados para possivelmente melhorar o trabalho dos servidores. “Estamos cobrando informações e dados sobre esses profissionais para podermos fiscalizar a qualidade da segurança no trabalho dos nossos servidores municipais e no ambiente institucional da Prefeitura”, explicou Angeli.
Em resposta, o gestor do SESMT, Ataíde Trevizan, informou que Araraquara conta com seis técnicos de segurança do trabalho. Sobre o quadro de dimensionamento do SESMT, são seis técnicos de segurança do trabalho, uma enfermeira do trabalho, dois técnicos de enfermagem do trabalho, dois engenheiros de Segurança do Trabalho e dois médicos do trabalho. “Os técnicos de segurança do trabalho estão no Centralizado Municipal Central (dois), na Secretaria da Saúde (um), na Secretaria da Educação (dois) e SESMT (um)”, detalha.
Entre os anexos, o gestor encaminhou as cópias do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) dos anos de 2018 a 2021.
Para Angeli, o trabalho preventivo é primordial para a segurança dos servidores. “Não adianta somente lamentar quando um acidente acontece. O trabalho preventivo é essencial e estamos cobrando que ele seja feito. Prevenir é salvar vidas”, pontua e explica o vereador.
Cipa
Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, o secretário municipal de Administração, Adriano Altieri, explicou que foram finalizadas as fases de eleição, apuração e divulgação do resultado. “Após o encerramento desses processos, teremos indicação dos membros representantes da administração, posse dos membros eleitos e representantes da Administração, e treinamento aos membros da Comissão”, conclui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Há mais de dez anos falta pavimentação na Rua Alessio Santini, no trecho entre as Avenidas Professor Gustavo Fleury Chamillot e Apparecido de Camargo, gerando problemas de segurança e mobilidade ur...
As inscrições para o curso gratuito de Construtor de Alvenaria, em parceria com o Senai, foram prorrogadas até o dia 4 de maio, véspera do início das aulas. Para garantir a vaga, os interessados de...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart divulgaram um novo edital para o desenvolvimento da “Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Araraquara”, por meio da Política Nacional de Cul...
O vereador Emanoel Sponton (Progressistas) renunciou oficialmente ao cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, do qual estava afastado temporariamente desde o dia 7 de abril. A...
Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara na noite de quinta-feira (24) reuniu um balanço das políticas de proteção aos animais em Araraquara e sugestões de melhorias no atendimento. In...
Música Em “Feminas no espelho – uma homenagem a Cátia de França”, a banda ReoJuliaDoppio reinterpreta as clássicas canções de Cátia de França, estabelecendo um diálogo com a obra autoral de Julia...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.