611
A vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento n° 844/2021 questionando o fechamento da Rua Maria Brambilla Passos. Segundo a Prefeitura, a interdição ocorreu devido ao descarte de inservíveis no local, porém, de acordo com a parlamentar, o problema não foi solucionado, uma vez que o descarte foi realocado para outros pontos do bairro.
“A interdição do trecho, além de dificultar o acesso ao bolsão, trouxe insegurança à população, já que marginais usam o local para a prática de atos criminosos, inclusive já foi encontrada uma ossada humana no local”, complementou.
No documento, Luna questiona decisões que incluem o fechamento da via, a data em que foi pavimentada, e qual a estratégia da Prefeitura para tratar o problema. Segundo a vereadora, a solução seria a reabertura e restauração da rua, a distribuição de panfletos informativos para a população, câmeras de segurança e melhorias no acesso ao bolsão.
Em resposta ao requerimento, o Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, afirmou em ofício que a pavimentação foi realizada há mais de dez anos e, por isso, não há registro formal da data. Quanto ao fechamento da via, ocorreu anteriormente a 31 de julho de 2019.
A Secretaria também respondeu que tem adotado constantes intervenções, por meio da Coordenadoria Executiva de Serviços Públicos, para a remoção dos inservíveis descartados no local. “Quanto à reabertura da via como medida necessária para beneficiar a população e favorecer a segurança, recomendamos obtenção de manifesto coletivo, a fim de respaldar tal iniciativa. Quanto à instalação de câmeras no local, não há previsão nos orçamentos 2021 e/ou 2022 para tal despesa. Assim, seria necessária a obtenção de emenda estadual e/ou federal para a finalidade”, concluiu.
Quanto às ações educativas de conscientização da população, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade confirmou que será realizada uma panfletagem sobre resíduos na região.
Para Luna, “é muito triste eles recomendarem um abaixo-assinado para uma situação que é totalmente clara para quem vai até o local. Fica muito claro que eles não estiveram presentes e não fizeram uma apuração concreta. Eu mesma estive no local, conversei com pelo menos 20 moradores e todos sofrem com a situação dessa via. Criminosos fazem uso do espaço. E andar por ela é simplesmente assustador e totalmente inseguro. De qualquer forma, vou fazer o que eles solicitam, para mim fica claro o desprezo com uma situação muito grave”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara oficializou nesta terça-feira (19) o retorno de João Clemente (Progressistas) ao cargo de vereador. Ele tomou posse em um ato realizado no Gabinete da Presidên...
O PAT Araraquara está com novas oportunidades de emprego em diferentes áreas profissionais. Entre elas, há vagas para assistente de vendas, cozinheiro(a) em diferentes segmentos, engenheiro de segu...
O programa “Viagem Literária”, que percorre bibliotecas em 66 cidades paulistas, terá Araraquara como uma das contempladas, com atividades gratuitas na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” nos d...
Araraquara recebe nos dias 20 e 21 de agosto a Mostra de Curtas com exibições gratuitas das produções dos cineastas Paulo Delfini e Wisley Luiz, em sessões apoiadas pela Secretaria Municipal de Cul...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão do feriado de 22 de agosto, quando a cidade celebra seus 208 anos, não haverá expediente no Paço Municipal, nas unidades da administração direta e i...
Por meio da Indicação 3806/2025, o vereador Michel Kary (PL) sugeriu à Prefeitura que seja realizada a revitalização da quadra poliesportiva localizada na rua Expedicionários do Brasil, na Vila Yam...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.