Notícias



Prefeitura e Câmara Municipal prestam contas do orçamento de 2021

Dados do último quadrimestre foram apresentados em audiência pública realizada na Câmara Municipal

3015


No final da tarde da sexta-feira (25), a Câmara realizou audiência pública de Prestação de Contas dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal de Araraquara, referente ao 3º quadrimestre de 2021, em cumprimento ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A única exceção foi a Secretaria da Saúde, que também prestou contas no mesmo dia, porém, no início da tarde.

A audiência foi presidida pelo vereador Paulo Landim (PT), presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, e contou com a presença da vereadora Fabi Virgílio (PT). A audiência foi realizada no Plenário, com transmissão ao vivo pela TV Câmara em suas plataformas (canal 17 da NET, Facebook e YouTube).

 

Fundações

Os primeiros números foram trazidos pela presidente da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), Gilsamara Moura. Com receita estimada para o quadrimestre de R$ 550.747,60, foi empenhado, no período, o valor de R$ 342.162,03, restando R$ 207.537,33 a pagar. Durante todo o ano, foram realizados ou apoiados 19 eventos culturais, restando um saldo de R$ 299.162,33 em 31 de dezembro de 2021. 

Em seguida, a presidente da Fundação de Amparo ao Esporte (Fundesport), Roseli Gustavo, demonstrou a receita arrecadada no quadrimestre, de R$ 1.861.620,60 e o saldo, ao final do período, de R$ 83.479,39.

 

CTA

Os dados da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA), atualmente em liquidação, foram detalhados pelo diretor administrativo da empresa, João Carlos Delbon. A CTA, que conta ainda com 9 funcionários ativos e 55 aposentados por invalidez, teve repasse municipal, entre setembro e dezembro, de R$ 665.020,78, somada à arrecadação de R$ 22.287,55, no mesmo período, fruto de restituição de plano de saúde. 

A advogada e interventora no órgão, Fernanda Bonalda, atualizou os últimos trâmites sobre a liquidação. Na ocasião, foi anunciada a venda dos imóveis da companhia, algumas ainda em processo de homologação. “Provavelmente até junho, julho, teremos a liquidação definitiva da CTA”, afirmou. Fernanda assegurou que o museu da CTA será transferido para o município, assim como o Ônibus Número 1 e demais acervo histórico.

O diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, apresentou as principais atividades do período, como 21 capinagens e podas de árvores de pontos de ônibus, 45 manutenções e coberturas de pontos, além de manutenção das ações contra Covid-19, em parceria com a Prefeitura e as empresas do transporte coletivo. No terceiro quadrimestre, foram arrecadados R$ 253.487,74, restando, em 31 de dezembro, saldo de R$ 70.877,94.

 

Daae

A apresentação do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) foi feita pelo gerente financeiro da autarquia, Dênis Gonzales, acompanhado pelo superintendente do Daae, Donizete Simioni. A autarquia arrecadou, no período, R$ 140.139.000,00 frente a uma previsão anual de R$ 165.000.000,00, fechando o ano com um saldo de R$ 1.460.000,00. De dívida ativa, ou seja, de débitos de munícipes, o Daae apresentava um saldo de R$ 190.205.000,00 em 31 de dezembro de 2021. Já a dívida com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com a Caixa Econômica Federal somava R$ 8.203.000,00.  

A respeito de denúncias recentes veiculadas na imprensa sobre a ausência de certificação nos produtos utilizados para tratamento da água, Simioni afirmou que foi aberta uma sindicância para apurar os fatos e que a autarquia se manifestará oficialmente após a conclusão dos trabalhos. Ele assegurou ainda a qualidade da água consumida na cidade, garantida pelos exames realizados diariamente.

 

Câmara

O diretor de Finanças da Câmara, Daniel Dinois, apresentou os dados do Legislativo Municipal. Em 2020, o saldo era de R$ 3.280.823,09, somado às transferências intragovernamentais de R$ 19.747.980,09 e aos rendimentos de R$ 104.464,63 de aplicações financeiras, a receita total em 2021 foi de R$ 23.133.267,72. As despesas totais foram de R$ 15.580.162,20 (3,02% da receita), cerca da metade do limite constitucional de 6%, restando um saldo de R$ 2.638.473,84. O Legislativo conta, no momento, com 162 servidores, sendo 18 vereadores, 63 servidores efetivos, 39 servidores comissionados, 14 estagiários, 23 aposentados e 5 pensionistas.

 

Prefeitura

Os números gerais da Prefeitura, com todas as secretarias, foram apresentados pela gerente de Planejamento Estratégico, Daniele Realino, acompanhada pela secretária municipal de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte. Segundo os dados, o saldo da dívida fundada total, em dezembro de 2021, era de R$ 495.299.000,00, sendo R$ 173.520.000,00 apenas de precatórios inscritos entre 2017 e 2022. Já o saldo da dívida ativa, de quem deve para a Prefeitura, era de R$ 485.468.917,84. 

Em todo o ano, a arrecadação chegou a R$ 1.014.614,000,00, ultrapassando os R$ 902.223.000,00 previstos. O quantitativo de servidores é de 7.795, sendo 6.191 ativos, 1.500 inativos, 95 comissionados e 9 conselheiros tutelares, sendo despendido apenas com pessoal o valor de R$ 462.924.204,09 (43,09% da receita), quando o limite constitucional é de 54%.

Assista ao vídeo completo da audiência aqui: 


Publicado em: 26 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!