Notícias



Prefeitura detalha andamento de contratação de entidade para atender dependentes químicos

Informações foram prestadas pela Secretaria Municipal da Saúde em resposta a Requerimento do vereador Alcindo Sabino (PT)

Publicado por: Foto: Freepik

1386


A Prefeitura enviou à Câmara informações sobre o andamento de processo licitatório para nova contratação de entidade especializada em tratamento de pessoas com dependência química. Os dados foram detalhados em resposta a Requerimento do vereador Alcindo Sabino (PT).

 

Segundo o parlamentar, o Executivo havia afirmado em fevereiro, em resposta a outro Requerimento, que o processo estava em andamento e terminaria ainda naquele mês. Por isso, Alcindo fez novos questionamentos:

- Qual a etapa atual da licitação, a modalidade escolhida e o valor estimado de contratação;

- Se existe previsão atualizada para a conclusão da licitação e assinatura do contrato com a futura entidade;

- Se houve interrupção no atendimento aos pacientes em função da descontinuidade do contrato com a Clínica Renovare.

 

Nesta nova resposta, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, diz que estão em andamento dois procedimentos diferentes. Um pregão eletrônico já foi formalmente aberto e está na fase de análise documental. Também está em tramitação um credenciamento, atualmente em análise jurídica.

 

Constam no documento as tabelas com a descrição da quantidade e do valor estimado das diárias para internação por meio do pregão eletrônico e do credenciamento, o que inclui o atendimento a pacientes adultos e adolescentes, de ambos os sexos.

 

Sobre a previsão para conclusão do processo licitatório e assinatura do contrato com a futura entidade, o prazo para finalização deve ser de cerca de 30 dias (a resposta foi enviada em 13 de agosto), caso não haja pedido de recursos.

 

Em relação a uma possível interrupção no atendimento aos pacientes, a Prefeitura destaca que não houve prejuízo à assistência prestada. “Todos os pacientes que se encontravam internados na unidade da cidade de Charqueada concluíram o período de internação de três meses, sendo as últimas altas terapêuticas registradas no final de abril do presente ano”, afirma o Executivo.

 

O documento explica que foi dada continuidade às internações no início de abril, mas com reorganização do fluxo, com o objetivo de se adequar às normativas da Política de Saúde Mental.

 

“Esta política preconiza que a indicação de internações de longa permanência é de competência prioritária do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) e deve ocorrer somente quando esgotadas todas as possibilidades de tratamento em regime ambulatorial. Nesse contexto, pacientes e familiares foram devidamente orientados e redirecionados ao Caps-AD para a continuidade do acompanhamento”, afirma a Prefeitura.

 

Além disso, a gestão municipal diz que está buscando alternativas com instituições localizadas em cidades mais próximas de Araraquara, com o objetivo de facilitar a articulação com a equipe do Caps-AD e com as famílias.

 

Fiscalização

“Recebemos diversos relatos de cidadãos que não estão recebendo o devido encaminhamento, indicando que a estrutura atual não tem sido suficiente para atender à demanda. No âmbito da Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas, instituída pela Resolução nº 572/2025, estamos acompanhando e discutindo sobre essa situação, pois é fundamental que o Município assegure a prestação contínua e adequada do tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas”, afirma Alcindo, após análise da resposta da Prefeitura.


Publicado em: 02 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!