Notícias



Prefeitura afirma ter alto índice de afastamentos de merendeiras

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) questionou terceirização do serviço e recebeu esclarecimentos do Executivo

1405


Em abril deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) enviou o Requerimento nº 357/2022 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos a respeito da terceirização de serviços de cozinha em algumas escolas municipais de Araraquara. Em resposta, o Executivo informou que quatro unidades possuem a alimentação terceirizada, sendo elas: Centro de Educação e Recreação (CER) Professor José Ênio Casalecchi, CER Professora Lourdes Aparecida Carvalho Prado, CER Prefeito Clodoaldo Medina e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Edmilson de Nola Sá.

A Secretaria Municipal de Educação também identificou a empresa que presta os serviços e enviou o contrato firmado, o qual tem vigência de 12 meses. De acordo com o documento, a prestadora do serviço é responsável pelo preparo e distribuição de alimentação balanceada e em condições sanitárias adequadas, que atendam os padrões nutricionais e dispositivos legais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Também foi explicado que a empresa prepara as refeições de acordo com o cardápio elaborado pelas nutricionistas da Secretaria da Educação, sendo o mesmo oferecido nas demais unidades. Em relação ao controle, a equipe técnica da Alimentação Escolar da pasta faz a fiscalização da prestação do serviço, por meio de visitas técnicas in loco, realizando monitoramentos com análise das características organolépticas (sabor, cor, odor, textura) do prato oferecido.

            O parlamentar questionou ainda sobre o número de merendeiras concursadas e foi informado de que atualmente o quadro da Prefeitura conta com 287 profissionais e que há previsão de abertura de concurso público para tal função ainda em 2022.

Ao perguntar sobre as vantagens de terceirizar tal serviço, uma vez que a Secretaria de Educação tradicionalmente oferece o serviço de alimentação, fazendo a compra dos suprimentos e realizando o preparo com servidoras de carreira, Bianco obteve como resposta a afirmação de que a terceirização desse serviço garante a mão de obra e com mesma qualidade daquele prestado pela rede municipal de ensino, já que hoje o quadro atual apresenta alto índice de afastamento e absenteísmo.

Outros benefícios, segundo a Prefeitura, são o fornecimento de uniforme e equipamentos de proteção individuais, além da aquisição e manutenção de utensílios e materiais de limpeza.

            Para Bianco, “é extremamente importante que os Vereadores e a Prefeitura façam uma fiscalização rigorosa nas atividades das cozinhas terceirizadas. Por um lado, o serviço de alimentação escolar sempre foi executado, em todo seu processo, por servidores públicos de carreira, com extrema qualidade. Por outro, a alimentação escolar é fundamental porque além de ser uma política pública de combate à evasão escolar e melhoria no processo de aprendizagem, é ainda a garantia do direito à alimentação, da erradicação da carestia e da insegurança alimentar. De todo modo, por ser um processo inicial, precisamos garantir o melhor funcionamento possível e garantir a qualidade do serviço.”


Publicado em: 06 de maio de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projetos sobre Plano Diretor e desenvolvimento econômico

03 de fevereiro de 2026

    A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...



Medalhas de ouro e bronze

03 de fevereiro de 2026

Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...



Iluminação precária é motivo de preocupação em praça no Parque das Laranjeiras

03 de fevereiro de 2026

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...



Centro de Referência do Idoso: Indicações pedem manutenção e contratação de profissionais

03 de fevereiro de 2026

O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...



‘CEI do Assédio’ inicia os trabalhos de 2026 na próxima segunda-feira (9)

03 de fevereiro de 2026

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...



Integrantes de Câmara Técnica do piso salarial de agentes de educação serão definidos na segunda (9)

03 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!