Notícias



Prefeitura afirma que pagamentos de obrigações patronais estão sendo realizados regularmente

Segundo a Secretaria de Fazenda, não há pendências relativas à contribuição previdenciária e ao recolhimento do FGTS de servidores; declarações foram enviadas em resposta a Requerimento de Fabi Virgílio (PT)

628


A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento afirmou que está cumprindo as obrigações patronais e realizando o pagamento do INSS e do FGTS dos servidores. A afirmação foi feita em resposta aos Requerimentos nº 1909 e 2200/2025, enviados pela vereadora Fabi Virgílio (PT) à Prefeitura.

 

Nos documentos, a parlamentar relata que o extrato do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc), emitido pelo Tesouro Nacional, demonstra que o Município de Araraquara está inadimplente na categoria “Tributos, Contribuições Previdenciárias Federais e Dívida Ativa da União”. De acordo com o site institucional, esse item trata da “adimplência quanto aos tributos, às contribuições federais e à dívida ativa federal constante da base de dados da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional”.

 

Considerando o extrato, Fabi questiona se a inadimplência decorre do não pagamento da obrigação patronal do INSS e solicita um relatório que demonstre a contribuição previdenciária de janeiro a setembro de 2025. Ela também pergunta se os depósitos do FGTS estão sendo realizados e, se não, para onde está sendo destinado o valor.

 

Em resposta, a Secretaria de Fazenda e Planejamento afirma que o Município enfrenta dificuldades financeiras herdadas de exercícios anteriores e que tem adotado as medidas necessárias para preservar a regularidade fiscal e as obrigações fiscais.

 

“Esclarecemos que o Município não deixou de honrar seus compromissos relacionados aos encargos sociais, abrangendo tanto as contribuições previdenciárias ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS quanto os recolhimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS”, diz a Prefeitura. “Na presente data, ambos os encargos se encontram devidamente adimplentes, não havendo pendências relativas ao pagamento das obrigações patronais”, conclui.

 

Para a vereadora, a resposta ao Requerimento demonstra uma falta de compromisso com a verdade. “Após o recebimento da resposta oficial da Prefeitura, acessei novamente o site oficial do Tesouro Nacional e continuamos inadimplentes. Continuarei acompanhando”.


Publicado em: 19 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projetos sobre Plano Diretor e desenvolvimento econômico

03 de fevereiro de 2026

    A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...



Medalhas de ouro e bronze

03 de fevereiro de 2026

Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...



Iluminação precária é motivo de preocupação em praça no Parque das Laranjeiras

03 de fevereiro de 2026

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...



Centro de Referência do Idoso: Indicações pedem manutenção e contratação de profissionais

03 de fevereiro de 2026

O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...



‘CEI do Assédio’ inicia os trabalhos de 2026 na próxima segunda-feira (9)

03 de fevereiro de 2026

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...



Integrantes de Câmara Técnica do piso salarial de agentes de educação serão definidos na segunda (9)

03 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!