Notícias



Prefeitura afirma que 80% do município já conta com iluminação LED

Em resposta ao vereador Marcos Garrido (Patriota), município também esclareceu que demora nas obras se deu por problemas referentes aos valores orçados e à pandemia

1349


O vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento n° 180/2022, no qual pediu informações e documentos referentes à execução e utilização do empréstimo de R$ 53.299.372,03, obtido junto à Caixa Econômica Federal para fins de expansão, modernização e melhora da eficiência da rede de iluminação pública municipal.

 

Segundo o parlamentar, após contratação da referida operação de crédito, o Tribunal de Contas fez apontamentos alegando que o valor orçado para execução dos serviços era elevado para essa finalidade. Ainda de acordo com Garrido, diante desse questionamento, o Poder Executivo Municipal orçou os mesmos serviços por valor bem inferior, gerando uma “economia” de R$ 25 milhões em relação ao custo inicial.

 

O vereador justificou que, durante Sessão Ordinária, o Executivo apresentou o projeto de lei nº 149/2021, pedindo autorização para abertura de crédito adicional especial do valor “economizado” para aplicação em obras de infraestrutura urbana.

 

O parlamentar afirmou ainda que foi contra o projeto de lei por entender que esse valor deveria ser restituído ao agente financeiro para amortização da operação de crédito contratada economizando com parcelas e juros futuros.

 

“Além disso, até o momento as obras de expansão, modernização e melhora da eficiência da rede de iluminação pública municipal ainda se encontram em estágio embrionário, com inúmeros bairros carentes dessas melhorias”, afirmou Garrido, que também indagou sobre a aplicação do recurso solicitado.

 

“Até o momento, não há transparência sobre quais obras foram executadas com esse recurso. Nossa cidade carece de muitas reformas em infraestrutura urbana, como recapeamento asfáltico, construção de canaletas para captação e escoamento de águas pluviais, reformas e revitalização de próprios públicos”, argumentou o vereador.

 

O parlamentar pediu à Prefeitura esclarecimentos sobre o andamento do programa de modernização da rede de iluminação pública, bem como o prazo de conclusão. Questionou ainda como está sendo utilizado o excesso de arrecadação do importe de R$ 25 milhões para obras de infraestrutura urbana.

 

Por meio de ofício, a Prefeitura informou que aconteceram vários atrasos no inicio das obras de substituição das luminárias devido aos processos referentes aos valores orçados pelo município e contestados pelo TCE, bem como por problemas relacionados às empresas contratadas por meio de licitação.

 

Ainda segundo o Executivo, além da complexidade do processo licitatório, há ainda de se considerar o período da pandemia de Covid-19, no qual ficaram prejudicados todos os fornecimentos, sejam de materiais ou serviços agravados pela redução e até mesmo a paralização da produção e importação de insumos e materiais.

 

Mesmo assim, a Prefeitura afirmou que aproximadamente 80% do município se encontra com a iluminação LED instalada e em funcionamento. Já foi usado pelo município o valor de R$ 18.347.771,60.

 

Quanto às obras de infraestrutura urbana para as quais foi designado o valor de R$ 25 milhões, não houve resposta do Executivo.


Publicado em: 06 de maio de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!