Notícias



Plano municipal estabelece metas para a segurança pública pelos próximos 4 anos

Documento foi aprovado pela Câmara Municipal e apresenta propostas debatidas e aprovadas em conferência do tema no ano passado

2741


Aprovado pela Câmara Municipal na Sessão Ordinária do último dia 16, o Plano Municipal de Políticas para a Segurança Pública do Município de Araraquara apresenta metas e ações planejadas para o setor no período entre 2024 e 2028. O documento é resultado da 2ª Conferência Municipal de Segurança Pública, realizada em novembro do ano passado.

 

Segundo a Prefeitura, autora do projeto de lei, sete eixos baseados no Plano Nacional de Segurança Pública foram debatidos no evento: dados indicadores, mortes violentas, crimes contra o patrimônio, prevenção de acidentes e violência no trânsito, proteção social para a segurança pública, proteção de minorias políticas e integração e valorização dos profissionais de segurança pública.

 

A necessidade de criação do plano municipal na área da segurança pública havia sido levantada pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas) em indicação para a Prefeitura.

 

As propostas levantadas na fase de pré-conferências foram avaliadas, discutidas e votadas na conferência, resultando na elaboração de um relatório final com as propostas aprovadas — o que serviu de referência para o plano. 

 

O documento afirma que a meta é executar pelo menos dez propostas por ano. Entre todas as iniciativas sugeridas, quatro foram definidas como prioritárias para serem realizadas no primeiro ano de vigência do plano.

 

A primeira ação é a criação do Observatório de Segurança Pública Municipal, com objetivo de garantir um órgão de coleta e análise de dados sobre a violência e a criminalidade, além de monitorar as ações realizadas no município sobre o tema da segurança pública. O órgão seria responsável por produzir e sistematizar as informações através de estudos e análises dos dados locais.

 

Outra meta é ampliar o programa “Câmera Cidadã”, uma rede colaborativa em que câmeras residenciais e comerciais se somam às instaladas pela Prefeitura para o sistema de monitoramento e vigilância da cidade. As imagens captadas são compartilhadas com o Centro de Monitoramento da Guarda Municipal e com as polícias Civil e Militar, por meio do sistema Detecta.

 

É necessário que a câmera a ser compartilhada esteja voltada para a via pública e que as imagens tenham qualidade suficiente para permitir o reconhecimento dos fatos e das pessoas envolvidas na cena. Para ampliar o alcance do programa, é previsto um cronograma de divulgação mais amplo para a população.

 

Outra prioridade presente no plano é o treinamento de agentes de segurança pública voltado ao respeito aos direitos humanos de “minorias políticas e sociais que permanecem em situação de vulnerabilidade, como mulheres, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, idosos, usuários e dependentes de drogas, pessoas em situação de rua, negros (afro-brasileiros), indígenas e ciganos, entre outros”.

 

“Agentes de segurança são pessoas comuns e estão subordinados a uma sociedade em que existe discriminação de todas as formas a todas as minorias. É função das instituições de estado garantir a impessoalidade no tratamento de seus agentes para com qualquer público, e isso baseia-se na qualificação e treinamento sobre esse tema”, afirma o documento.

 

Fechando a lista de metas prioritárias está a maior estruturação da Guarda Civil Municipal (GCM). São citados o aumento do efetivo de guardas municipais e dos equipamentos de segurança individual, a estruturação de um planejamento real para a frota de viaturas e a valorização salarial.

 

De acordo com o plano, Araraquara possui, como agentes de segurança pública, 92 guardas civis municipais (entre efetivo da GCM e Defesa Civil) e 33 agentes de trânsito. Além disso, a cidade possui um batalhão e duas companhias da Polícia Militar, um batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Polícia Seccional, Central de Polícia Judiciária (CPJ), Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Plantão Policial, Delegacia de Polícia Federal, Penitenciária e Centros de Ressocialização (feminino e masculino).

 

A íntegra do Plano Municipal de Políticas para a Segurança Pública está disponível no projeto enviado à Câmara.


Publicado em: 25 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!