Notícias



Parcerias com setor privado devem aumentar oferta de modalidades esportivas na cidade

Informação foi passada pela Secretaria Municipal de Esportes em resposta a questionamentos feitos pelo presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

1128


A Prefeitura confirmou interesse em estabelecer parcerias com empresas privadas para ampliar a oferta de atividades esportivas para a população de Araraquara. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes em resposta a um Requerimento do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

 

Os questionamentos do parlamentar surgiram após uma visita, acompanhada pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, João Henrique Silvestre, à "Arena Deck", um espaço particular com quadras de areia para a prática de beach tennis, futevôlei e vôlei de areia. O local, que já foi utilizado em abril deste ano para a etapa araraquarense da APV Vôlei de Praia, com apoio da administração municipal, manifestou interesse em disponibilizar sua estrutura para outras atividades desenvolvidas na cidade.

 

Segundo a pasta, está em andamento uma “avaliação criteriosa de todos os programas e atividades em execução no município, de forma a mapear deficiências, identificar demandas e implementar medidas corretivas e de expansão, incluindo modalidades já ofertadas pela instituição, que se mostram pertinentes e necessárias à ampliação das políticas públicas esportivas”.

 

Terceira idade e esportes paralímpicos

Em relação aos esportes para a terceira idade, o documento aponta que foi constatada uma carência do Município na oferta de atividades em diversas modalidades para esse segmento específico e que alternativas devem ser disponibilizadas a partir do segundo semestre.

 

Sobre a formalização de parcerias, a secretaria explica que poderão ocorrer mediante processo de oferta pública e, caso não haja interessados, ainda haveria a possibilidade da celebração de contrato de cooperação técnica, que contemplaria, inclusive, a inserção de equipes de treinamento, conforme critérios legais vigentes.

 

Quanto aos esportes para pessoas com deficiência (PCD), a Prefeitura destaca que, “embora atualmente estejam em execução apenas as modalidades de natação e atletismo, encontra-se em fase avançada a estruturação de uma política municipal voltada especificamente ao desenvolvimento do esporte paralímpico”. O documento também menciona a ampliação gradual da oferta dos esportes para o público PCD, que incluiria o goalball, o halterofilismo e o vôlei adaptado ou a bocha, e poderiam ser iniciados ainda em 2025.

 

Já para o ano de 2026, está prevista a incorporação de outras atividades, como futebol de cinco, futebol de sete, badminton, bocha e vôlei adaptado, caso ainda não tenham sido viabilizadas até o final deste ano. Em 2027, será a vez da implantação do basquete em cadeira de rodas, tênis de campo em cadeira de rodas e judô.

 

“O instrumento regulatório necessário para a implementação desta política encontra-se em fase final de elaboração, com previsão de conclusão até o final de junho, para, em seguida, ser encaminhado à apreciação da Câmara Municipal”, explica a secretaria.

 

A visita do vereador e do secretário de Esportes ao espaço esportivo teve como objetivo conhecer a estrutura e dialogar sobre possíveis parcerias para ampliar o acesso da população a modalidades esportivas como o beach tennis e o vôlei de areia. “Parcerias público-privadas são instrumentos legítimos, modernos e necessários. Vamos continuar colaborando com a interação entre o poder público e a iniciativa privada”, conclui Angeli.


Publicado em: 04 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prevenção da ludopatia depende de políticas públicas específicas e investimento, explica pesquisador

13 de novembro de 2025

A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...



Regularização (até 15/12)

13 de novembro de 2025

A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...



Vestibular Fatec (14/11)

13 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...



Selo Ouro (13/11)

13 de novembro de 2025

Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...



Seleção de agricultores (13/11)

13 de novembro de 2025

Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...



Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!