Notícias



Palestra ‘Desconstruindo o TEA’ é apresentada na Câmara Municipal  

Organizado pela Escola do Legislativo, evento ocorreu no Plenário da Casa de Leis na tarde desta quinta-feira (11)  

188


Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL).

 

Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e desespectração, a palestra buscou desconstruir preconceitos e ampliar a compreensão sobre o tema, promovendo um olhar mais humano e inclusivo.

 

O palestrante foi o médico neurologista do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior’, Lee Fu Fen, que explicou que o termo “autismo” foi empregado pela primeira vez pelo psiquiatra suíço Eugene Bleuler em 1911.

 

No entendimento de Fen, o autismo é uma condição neuropsicológica divergente da interação e comunicação social, “um tipo especial de neurodivergência”.

 

Ele lembrou a Lei nº 12.764/2012 – Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A legislação pontua que “a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais”. Garante também o direito da pessoa com TEA de “diagnóstico precoce, ainda que não definitivo”.

 

Estatísticas

Conforme apresentou o médico neurologista, uma em cada 36 crianças de 8 anos foram identificadas com TEA nos EUA no ano de 2020 (dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC). Em 2004, o número divulgado pelo CDC era de um a cada 166. Em 2012, esse número estava em um para 88. Já em 2018, passou a um em 59. Em 2020, a prevalência divulgada era um em 54. Retrospectivamente, até meados da década de 1970, a taxa de diagnósticos de autismo era de um em 5.000.

 

Autismo infantil

Segundo Fen, o autismo infantil se trata de um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação e comportamento focalizado e repetitivo.

 

“Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo fobias, perturbações do sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (autoagressividade)”, completou.

 

Propostas

O palestrante pontuou algumas propostas que poderiam beneficiar as pessoas com TEA nos âmbitos municipal, nacional e internacional.

 

Municipal

- Implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil com edificação nova;

- Ampliação do Centro Municipal de Referência do Autismo com contratação de psiquiatra e neuropsicólogo;

- Criação de serviço de atendimento para cuidadores;

- Parceria com laboratório de genética;

- Fornecimento de fitoterápico e fitofármaco (Cannabis).

 

Nacional

- Atualização e publicação da Classificação Internacional de Doenças (CID 11);

- Revogação da Lei 12.764/2012;

- Fortalecimento do Estatuto do Deficiente;

- Melhorar os critérios para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BCP-LOAS);

- Promover centros de certificação diagnóstica com laudos temporários;

- Autorização para o cultivo e produção da Cannabis medicinal em território nacional.

 

Internacional

- Rever o conceito de síndrome de Asperger, autismo regressivo, sindrômico, sintomático, idiopático e outras neurodivergências.

 

A palestra garantiu certificado para quem acompanhou e se inscreveu no link disponibilizado pela EL antes do evento.

 

Estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da Escola do Legislativo, vereadores Michel Kary (PL) e Marcelinho (Progressistas), o vereador Marcão da Saúde (MDB), o chefe da Divisão de Reabilitação da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Armando Garlippe, e a subsecretária municipal de Assistência Especializada, Urgência e Emergência, Karina Maia.

 

Como rever

A palestra pode ser revista no Facebook e no YouTube da Câmara.

 

Sobre o palestrante

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, tem especialização em Neurologia. Desde 2010, é servidor público municipal, exercendo também suas atividades no Centro Especializado em Reabilitação (CER) “Dr. Eduardo Lauand”.


Publicado em: 11 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola do Legislativo realiza palestra ‘Desconstruindo o TEA’

08 de setembro de 2025

A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).   Com uma abordagem baseada em Neurop...



Fórum sobre TDAH e Altas Habilidades/Superdotação se encerra com foco em aprendizagem e emoções

02 de setembro de 2025

Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Défic...



Educação e disfunções sensoriais abrem fórum sobre TDAH e altas habilidades na Câmara

01 de setembro de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As ativid...



2ª fase do Parlamento Jovem 2025 termina com curso e oficina na Câmara

29 de agosto de 2025

Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parl...



Parlamento Jovem 2025: ‘Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo’ iniciam segunda fase do projeto

21 de agosto de 2025

Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20).   Alunos e p...



Ciclo de palestras na Câmara debaterá TDAH, superdotação e altas habilidades

21 de agosto de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão serão os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) este mês. As atividades acontecerão no Plenário da Câmara e integram o...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!