Notícias



Órgãos municipais prestam contas do 2º quadrimestre

Audiência pública aconteceu no Plenário da Casa de Leis

7503


Na tarde da quinta-feira (30), após a entrega do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 (Projeto de Lei nº 113/2021), a Câmara realizou audiência pública de Prestação de Contas dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal de Araraquara, referente ao 2º quadrimestre de 2021, em cumprimento ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – oficialmente Lei Complementar nº 101. A única exceção foi a Secretaria da Saúde, que prestou contas na quarta-feira (29).

Os vereadores Paulo Landim (PT), presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, e Lucas Grecco (PSL), primeiro secretário da Mesa Diretora e presidente das comissões de Obras, Segurança, Bens e Serviços Públicos e de Transportes, Habitação e Saneamento, apresentaram a audiência, que ocorreu no Plenário da Câmara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Os primeiros números foram trazidos pela presidente da Fundart, Gilsamara Moura. O total de receitas no período foi de R$ 466.466,88, resultando em um saldo, em 31 de agosto, de R$ 309.055,23.

Em seguida, o diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, apresentou as principais atividades do período, como 23 capinagens e podas de árvores de pontos de ônibus, 39 manutenções e coberturas de pontos, 3 implantações de coberturas ou pontos, além de manutenção das ações contra Covid-19, em parceria com a Prefeitura e as empresas do transporte coletivo. No segundo quadrimestre, foram arrecadados R$ 230.367,64 e pagos R$ 304.479,45, restando, em 31 de agosto, saldo de R$ 112.379,67.

Os dados da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA) foram detalhados pelo diretor administrativo da empresa, João Carlos Delbon, e pela advogada e interventora no órgão, Fernanda Bonalda. A CTA, que conta ainda com 9 funcionários ativos e 55 aposentados por invalidez, tem trabalhado na descontaminação do lençol freático, na antiga sede da companhia, na Fonte Luminosa. Entre maio e agosto, o repasse do município à companhia totalizou R$ 577.987,53. A arrecadação foi de R$ 32.643,39 fruto de restituição de plano de saúde.

A presidente da Fundação de Amparo ao Esporte (Fundesport), Roseli Gustavo, demonstrou a receita de R$ 1.023.557,42 e o saldo ao final do período de R$ 78.359,20.

A apresentação do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) foi feita pelo gerente financeiro da autarquia, Dênis Gonzales, acompanhado pelo superintendente do Daae, Donizete Simioni. A autarquia arrecadou, no 2º quadrimestre, R$ 91.182.000,00, chegando a um saldo de R$ 3.644.000,00.

Os números gerais da Prefeitura, com todas as secretarias, foram apresentados pela gerente de Planejamento Estratégico, Daniele Realino, acompanhada pela secretária municipal de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte. Segundo os dados, a porcentagem de endividamento caiu de 26,88 para 22,51. O saldo da dívida ativa em 31 de agosto ficou em R$ 481.164.006,23. Com o período, a arrecadação chegou a R$ 669.649,000,00 dos R$ 902.223.000,00 previstos para o ano todo. O quantitativo de servidores é de 8.010, sendo 6.402 ativos, 1.169 aposentados, 335 pensionistas, 95 comissionados e 9 conselheiros tutelares.

O diretor de Finanças da Câmara, Daniel Dinois, encerrou as apresentações. A disponibilidade financeira da Casa de Leis ao término do período ficou em R$ 1.921.457,92. O Legislativo conta, no momento, com 154 servidores, sendo 18 vereadores, 63 servidores efetivos, 39 servidores comissionados, 5 estagiários, 23 aposentados e 6 pensionistas.

Estiveram presentes os vereadores Aluisio Boi (MDB) – presidente da Casa de Leis, Edson Hel (Cidadania), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Rafael de Angeli (PSDB) – segundo secretário da Mesa Diretora.


Publicado em: 01 de outubro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!