Notícias



Operação Estiagem já está em vigor para combater queimadas

Em resposta à vereadora Luna Meyer (PDT), Secretaria afirmou que estuda plano para coibir, combater e fiscalizar, a fim de combater queimadas típicas em época de estiagem

701


A vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento n° 193/2022, no qual solicitou à Prefeitura informações sobre os planos de combate e prevenção a incêndios e queimadas em Araraquara em 2022.

“É notório que a cidade sofre com inúmeras ocorrências de incêndios urbanos durante a época de estiagem, problemática antiga que prejudica a qualidade do ar, atingindo diretamente a saúde pública do cidadão araraquarense há anos”, considerou a parlamentar.

Luna afirmou que Araraquara registrou uma alta na incidência de queimadas entre janeiro e julho de 2021, um aumento de 73% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A vereadora ainda pontuou que esses dados representam um valor 53% acima da média brasileira, segundo um ofício disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros da cidade.

Segundo a parlamentar, isso denota claramente que o problema se acentua no município e que é necessário realizar ações mais efetivas no combate às queimadas. “A política de combate e prevenção a incêndios atualmente adotada tem se mostrado ineficaz diante do número de ocorrências registradas no ano de 2021”, destacou Luna.

A vereadora ainda enfatizou que as queimadas geram gastos aos cofres públicos, sejam com a recuperação das áreas queimadas ou com o aumento de gasto com a saúde devido aos problemas respiratórios causados pela inalação da fumaça.

Por esses e outros motivos, a parlamentar solicitou várias informações ao Executivo, entre elas quais foram os prejuízos ecológicos e materiais decorrentes de incêndios e queimadas nos últimos anos. Também se estão sendo planejadas ações ou um novo plano a fim de diminuir o número de queimadas registradas nos anos anteriores.

Em resposta, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibilizou um documento contendo as informações solicitadas por Luna. Foi informado pelo órgão que existe um grupo composto pela Defesa Civil, Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e de Obras e Serviços Públicos, Corpo de Bombeiros, Policia Ambiental e usinas da região para elaborar um plano de controle de queimadas no município, inclusive com a proibição de queimada autorizada da cana-de-açúcar no período de estiagem, e que cada uma das secretarias e órgãos públicos e privados fazem o que lhes competem.

A Secretaria ainda afirmou que os prejuízos ecológicos são imensuráveis, pois causam prejuízos à biodiversidade do ambiente, tanto em queimadas em lotes urbanos como em áreas destinadas à produção rural inseridas na área urbana do município.

A operação estiagem conta com sete servidores, sendo três atuando na Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental para trabalhos efetivos de Educação Ambiental, panfletagem e orientações, e quatro servidores atuando na Gerência de Fiscalização e Licenciamento Ambiental para orientações, fiscalizações e autuações ambientais de queimadas urbanas.

No dia 15 de maio, será lançado o plano de contingência denominado Operação Estiagem, que atualmente está em fase de desenvolvimento e preparação para a finalização do plano, que atuará de maio a setembro, período de estiagem onde se registram mais queimadas no município.

O plano de contingência denominado Operação Estiagem foi lançado em maio e tem vigência até setembro, período de estiagem, quando se registram mais queimadas no município.

Para a vereadora, “as queimadas são um problema antigo da cidade e em 2021 tiveram índices recordes em Araraquara, lesando nosso meio ambiente e a saúde das pessoas. Alguns avanços com certeza foram feitos e a criação da Brigada da Defesa Civil é um deles, mas seguimos trabalhando para reduzir as ocorrências consideravelmente neste ano de 2022”, concluiu.


Publicado em: 21 de junho de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

‘Parte de Mim’: especiais resgatam memórias afetivas que contam histórias de bairros em Araraquara

15 de agosto de 2025

“Parte de Mim”, este é o nome da série especial produzida pelas equipes de Imprensa e TV da Câmara em celebração aos 208 anos de Araraquara, que estará disponível em três episódios a partir da próx...



Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova crédito de R$ 14,5 milhões para vale-alimentação dos servidores municipais

15 de agosto de 2025

Os vereadores voltaram a se reunir no Plenário da Câmara Municipal, em Sessão Extraordinária na tarde desta sexta-feira (15), e aprovaram o projeto da Prefeitura que abre um crédito no orçamento no...



Agenda Cultural – 15/08

15 de agosto de 2025

Encontro de Tambores Nesta sexta-feira (15), tem início o IV Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma”, com abertura no Teatro Municipal “Clodoaldo Medina”, no Jardim Primavera, às 19 horas.   A prog...



Agenda Esportiva – 15/08

15 de agosto de 2025

Futebol masculino No domingo (17), às 18h30, a Ferroviária enfrenta o Atlético-GO, no Estádio “Antônio Accioly”, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe grená ocupa a 14ª col...



Câmara recebe Plano Plurianual (PPA) em ato oficial na Prefeitura

15 de agosto de 2025

Na tarde de quinta-feira (14), o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), recebeu do prefeito Dr. Lapena (PL), o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O ato oficial aconteceu na...



PAT (15/08)

15 de agosto de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Araraquara oferece vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar de cozinha (2), auxiliar de logística, auxiliar de refrigeração, auxiliar de serviços médic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!