Notícias



Ônibus estavam transportando 48% do número de passageiros

Segundo informações da CTA, 77% dos veículos estavam circulando nas linhas

648


Após receber denúncias de ônibus lotados, antes do lockdown, o segundo secretário da Câmara Municipal, vereador Lucas Grecco (PSL), encaminhou o Requerimento nº 91/2021, cobrando explicações da Prefeitura, principalmente diante da preocupação do Comitê de Contingência do Coronavírus de um possível colapso do sistema de saúde municipal. O parlamentar frisava que, caso fossem verídicas as denúncias, haveria o risco de aumentarem os casos de Covid-19 em Araraquara.

No documento, Grecco pedia informações sobre a lotação máxima de cada coletivo durante a pandemia, os horários de pico, questionava se teria havido aumento da frota para evitar a lotação de pessoas e também perguntava sobre a frequência de higienização dos assentos.

Em resposta, a ouvidora da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Cristiane Ferreira, explicou que a média de capacidade de cada veículo é de 40 pessoas sentadas e 39 em pé. “Atualmente isso não ocorre, pois mesmo com a queda alarmante e a instabilidade no número de passageiros, a redução no número de veículos utilizados para o transporte não ocorreu na mesma proporção”, detalhou, lembrando que a redução estava em 23%, ou seja, havia uma frota operacional de 77% dos veículos circulando nas linhas, o que foi possível em função das readequações operacionais em algumas linhas.

A ouvidora ressalta que, antes da pandemia do novo coronavírus, 25 mil passageiros faziam uso do transporte urbano por dia em Araraquara. No início da pandemia, esse número caiu para 5,7 mil passageiros. “A flexibilização das atividades econômicas fez com que esse número subisse, com base em janeiro de 2021, e alcançamos 11 mil pessoas utilizando o transporte público.”

 

Limpeza

Segundo Cristiane, a higienização dos ônibus do transporte coletivo urbano ocorre diariamente em duas etapas. No Terminal Central de Integração (TCI), quando os veículos passam pelas plataformas, e na garagem de cada empresa, quando acontece o recolhimento dos veículos.

 

Redução

De acordo com a ouvidora no documento, efetivamente estava sendo transportado 48% do número de passageiros. Em janeiro de 2020, foram transportados 489.358 passageiros, contra 252.252 em janeiro deste ano.

Ela também esclareceu que o período de maior demanda estava sendo registrado entre 6h e 7h e 16h e 17h, porém a cada reorganização da fase pelo Governo do Estado de São Paulo, estes horários considerados de “pico” sofrem alterações. Todos os horários são disponibilizados no site da CTA.


Publicado em: 24 de fevereiro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 30/04

30 de abril de 2025

Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita.   A abertura fica por conta...



Abre e fecha no feriado (01/05)

30 de abril de 2025

A Prefeitura fecha nesta quinta-feira (1º), no feriado do Dia do Trabalho, e retoma o atendimento na próxima segunda-feira (5). Os Postos de Atendimento da Prefeitura na Vila Xavier, no Selmi Dei e...



Abertura Território da Arte

30 de abril de 2025

Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...



Renúncia fiscal do IPTU Verde 2024 foi de cerca de R$ 131 mil

30 de abril de 2025

Com o propósito de solicitar informações mais detalhadas acerca da adesão e impacto no município do Imposto Predial e Territorial Urbano Verde (IPTU Verde) de Araraquara, o vereador Guilherme Bianc...



Araraquara detém posse formal de terreno do Parque Alvorada sob responsabilidade do Dnit

30 de abril de 2025

Depois de se reunir com Marcelo Cristiano, presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Parque Alvorada e Vila Standard, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republica...



Contratação temporária de educadores infantis da rede municipal é alvo de questionamento

30 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, no fim de fevereiro deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) requisitou informações sobre a contratação temporária de 102 educadores infantis para atuarem e...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!