Notícias



Novo método contraceptivo continua sendo sugerido à rede municipal de saúde

Indicação foi refeita à Prefeitura pela vereadora Fabi Virgílio (PT)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Lucas do Rio Verde

1738


O Implanon é um pequeno bastão de silicone inserido no braço que libera um hormônio por até três anos, evitando a gravidez de forma eficaz e segura. Esse método contraceptivo é menos invasivo e mais prático que outros, além de ter alta taxa de eficácia (99%).

É esse método contraceptivo que a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugere que a Prefeitura ofereça na rede pública de saúde municipal para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.

“A presente indicação busca proporcionar mais uma medida protetiva segura, reversível e que possa estar acessível às jovens e mulheres em vulnerabilidade social da nossa rede pública de saúde”, explica a parlamentar.

Fabi destaca que, de acordo com a Prefeitura de Guarujá, a implantação do Implanon resultou em uma redução de 40% na gravidez na adolescência em apenas cinco anos.

“O estudo ‘Gravidez na adolescência: principais causas e consequências’ de Clara Coelho de Carvalho observou que como fatores determinantes para a gravidez na adolescência estão o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas escolas e equipe de saúde, violência sexual, uso de preservativo e aspectos socioeconômicos. O mau uso de métodos contraceptivos é um dos fatores responsáveis ao aumento do número de crianças e adolescentes gestantes.”

Ela ainda coloca que “em resposta ao Requerimento nº 549/2023 elaborado por este mandato, pudemos constatar que em nosso município, em 2023, tínhamos 11 gestantes na faixa etária de 10 a 14 anos, e na faixa etária de 15 a 19 anos, 206 gestantes; totalizando 217 adolescentes grávidas. Dado alarmante o número de gestações na adolescência. Gravidez na adolescência decorre de violência sexual, de exploração sexual, de casamento infantil, de relação sexual em que a menina não sabia das consequências, a prática de costumes que naturalizam a violência e desigualdade de poder na relação.”

Em Araraquara, reforça, somente no primeiro semestre de 2024, existiam mais de 150 casos de gravidez na adolescência, sendo 7 deles com crianças de 10 a 14 anos, o que configura estupro de vulnerável. “Cabe salientar que os territórios que obtém o maior número de gravidezes são os com alta vulnerabilidade social, portanto, esse novo método no município poderá auxiliar a reduzir o número de meninas e adolescentes grávidas.”

A vereadora pontua ainda que, segundo dados do Ministério da Saúde, 66% das gestações entre adolescentes são indesejáveis, indicando que as condições para que isso aconteça são: falta de informação, falta de apoio das redes familiares e comunitárias etc. “Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.”


Publicado em: 23 de janeiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Vereadores aprovam Banco de Ração e Utensílios para Animais

04 de fevereiro de 2026

Durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui em Araraquara o Banco de Ração e Utensílios para Animais, com o objetivo de capta...



Condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa são alvo de questionamentos

04 de fevereiro de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento e as condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa...



Quiosques da passarela ‘Orival Ramalho’ são foco de Requerimento

04 de fevereiro de 2026

Um Requerimento enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre os quiosques instalados na passarela “Orival Ramalho”,...



Prazo final (04/02)

04 de fevereiro de 2026

Nesta quarta-feira (04), termina o prazo para inscrições no edital da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart destinado à contratação de projetos de Oficinas Culturais Municipais para 2026. Ar...



‘Química Verde’ (09/02)

04 de fevereiro de 2026

O Centro de Ciências de Araraquara (CCA) do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em parceria com o Museu Catavento, inaugura no dia 9 de fevereiro de 2026, das 15h às 17h, a exposição “Química Verde...



Bolsa do Cuca (até 24/02)

04 de fevereiro de 2026

Até 24 de fevereiro, o Cursinho Unificado do Câmpus de Araraquara (Cuca) estará com processo seletivo aberto para bolsistas que irão atuar na Coordenação Executiva Discente do projeto de extensão....





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!