Notícias



Museu da Roça é discutido com Itesp

Reunião aconteceu na sede do Instituto em São Paulo

236


A vereadora Juliana Damus (PP) participou, na manhã de quinta feira (2), de uma reunião com a diretoria do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), acompanhada do presidente da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), Théo Bratfisch. O assunto foi sobre a cessão de uso da área de imóveis históricos localizados no Distrito de Bueno de Andrada, para a implantação do projeto Museu da Roça, bem como outras demandas dos assentamentos Monte Alegre e Horto de Bueno.

O diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, parabenizou a vereadora pela iniciativa de levar o projeto ao conhecimento do Itesp, junto do presidente da ABATur, que organizou o modelo com o aval dos moradores dos assentamentos. De acordo com Pilla, para que aconteça a cessão de imóvel à Associação é necessário resolver uma questão jurídica com a Prefeitura de Araraquara. “O projeto é muito bom e bem avaliado pelos moradores da região; vamos tomar as providências para que seja resolvida a situação e, logo, viabilizado”, frisou Pilla.

 

Desenvolvimento Rural

Na ocasião, Théo apresentou o panorama da parceria com a cadeia produtiva para desenvolvimento do Turismo Rural em Araraquara, favorável para implantação do Museu da Roça de Bueno de Andrada, como o primeiro museu regional do homem do campo no meio rural no distrito de Bueno de Andrada.

A vereadora, autora da emenda parlamentar para reforma de duas casas abandonadas, em área do Itesp no assentamento rural Horto de Bueno, destacou a importância do equipamento turístico a nível estadual para o município. “É um projeto inovador que valoriza a cultura rural da região de Araraquara, no Estado de São Paulo, além de contribuir com o escoamento dos alimentos e serviços dos assentados. O Théo acertou na ideia e tenho a certeza que é questão de tempo para conseguirmos a cessão de uso. Em breve teremos boas notícias que só contribuirão ainda mais para o turismo rural”, enfatizou Juliana.

 

Projeto

O presidente da ABATur explicou que a proposta é abrigar na casa principal o Museu, com uma galeria de imagens e registros históricos dos saberes rurais, com exposição fixa de objetos rudimentares utilizados no dia a dia e na cultura agrícola no meio rural, com informações turísticas e na casa geminada, uma loja com produtos manufaturados artesanalmente e artesanato, além de um espaço gastronômico gourmet caipira.

Théo lembrou que as duas casas que estão sendo pleiteadas estão relacionadas em inquérito civil público do Ministério Público Federal (MPF) para registro do patrimônio junto aos órgãos protetivos.

Também participaram da reunião o coordenador regional da instituição, Antônio Bertocco, e o diretor adjunto de Políticas de Desenvolvimento da Fundação Itesp, Marco Antonio Silva.


Publicado em: 02 de fevereiro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Dia do Escoteiro é celebrado na Câmara com solenidade e entrega de diplomas

05 de maio de 2025

Em celebração ao Dia do Escoteiro, comemorado anualmente em 23 de abril, a Câmara realizou pela sexta vez a solenidade de entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/201...



Plenário elege nova vice-presidência da Câmara Municipal nesta terça-feira (6)

05 de maio de 2025

A Câmara de Araraquara realiza nesta terça-feira (6), às 15 horas, no Plenário, a 16ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Na Ordem do Dia constam, inicialmente, dois itens.   O primeiro é a el...



Doação de leite materno

05 de maio de 2025

Com o estoque baixo, o Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite, em Araraquara, está em campanha para atrair novas doadoras de leite materno. O objetivo é garantir o atendimento...



Terceirização de trabalhadores no ramo financeiro será debatida na Câmara Municipal

05 de maio de 2025

Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador em 1º de maio e com o objetivo de debater a “Terceirização e precarização dos trabalhadores e das trabalhadoras em empresas do ramo financeiro”, o...



Agenda Cultural – 30/04

30 de abril de 2025

Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita.   A abertura fica por conta...



Abertura Território da Arte

30 de abril de 2025

Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!