Notícias



Moradores do Jatobá continuarão sendo atendidos em unidades de origem

ESF Altos do Pinheiros conta com mais de 5.037 pessoas cadastradas; informações foram fornecidas pela Saúde após requerimento da vereadora Luna Meyer (PDT)

870


Em dezembro do ano passado, a vereadora Luna Meyer (PDT) apresentou o Requerimento nº 1.189/2021 pedindo informações sobre a estrutura e funcionamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Altos do Pinheiros “Prof. Dr. Ray de Paula e Silva”, localizada na Avenida Carlos Bersanetti Filho, nº 86.

 

A parlamentar havia recebido no gabinete várias reclamações de moradores do Parque Residencial Jatobá sobre falta de atendimento. “Os munícipes relatam que ao chegarem na unidade são surpreendidos com a informação de que não podem ser atendidos lá, por orientação da Secretaria da Saúde, pois não estão autorizados a utilizar a unidade, e são transferidos para as unidades dos bairros em que moravam anteriormente”, argumentava Luna, lembrando que a ESF Altos do Pinheiros é a unidade mais próxima do bairro, cujo loteamento foi aprovado em 2017.

 

“Na maioria das vezes, esses moradores dependem de transporte público e precisam percorrer longas distâncias até chegarem ao antigo bairro, com mal-estar ou com problemas ainda mais graves, demorando horas até conseguirem atendimento médico. Essa situação afronta a dignidade da pessoa humana”, enfatizava a vereadora no documento, no qual fazia diversos questionamentos.

 

Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, explicou que a unidade de saúde que atende a população do Altos do Pinheiros se encontra em um território de importante extensão territorial, oriunda do loteamento dos bairros Jatobá e Alamedas l e II. “Atualmente, a unidade absorve a demanda de atendimento dos bairros Altos do Pinheiros ll, Altos do Pinheiros III, Alamedas I e Alamedas II.”

 

Sobre a situação cadastral da referida unidade, ela informa que a mesma atende hoje 1.204 famílias, totalizando 5.037 indivíduos: “A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Portaria nº 2.436/2017, determina que ‘como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica, recomenda-se população adstrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (ESF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica’”.

 

Talitha informa que a unidade do Altos do Pinheiros atua com uma equipe mínima, tornando-se inviável a absorção dos moradores do Jatobá, devido ao grande número de pessoas que atualmente estão sendo atendidas pela referida unidade, superando significativamente o número determinado pela PNAB. “Sendo assim, a orientação é que os munícipes que se mudarem para o bairro Jatobá continuem sendo atendidos em sua unidade de origem até que se construa ou amplie a unidade na referida região de expansão territorial, considerando que a construção de novas unidades de saúde implica recursos financeiros e a captação de recursos, ocorrendo através do Sistema de Monitoramento de Obras – Sismob (Portaria nº 381/2017), e depende do Ministério da Saúde disponibilizar aos municípios um cronograma para construção, ampliação e reforma, para inserir novos projetos para aprovação e obtenção de recursos para execução.”

 

A coordenadora completa dizendo que os moradores provenientes de outros municípios que se mudam para o bairro do Jatobá são cadastrados na unidade, já que não possuem cadastro em Araraquara. “Esta Coordenadoria entende a importância da demanda dos referidos moradores e não medirá esforços para contemplar os moradores da região no atendimento de seu bairro em tempo oportuno”, finaliza.

 

Para a vereadora Luna Meyer, a situação dos moradores do Residencial Parque Jatobá é bastante complicada, pois a saúde é um direito do cidadão, e ter que se deslocar até bairros, muitas vezes distantes, em más condições de saúde, para receber um atendimento de saúde é disfuncional e desumano com o cidadão. “Vou dialogar com a Secretaria da Saúde para buscar uma solução mais assertiva, como, por exemplo, ampliar a unidade, visto que a forma como é feito o atendimento desses munícipes hoje se mostra ineficaz, mas acima de tudo, injusta com os cidadãos do bairro que nada fizeram de errado além de mudar-se para um novo local.”


Publicado em: 17 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento propõe a ampliação do uso de painéis publicitários em vias públicas

14 de novembro de 2025

Com o objetivo de aumentar arrecadação sem elevar impostos no município, o vereador Coronel Prado (Novo) solicita à Prefeitura, por meio da Indicação nº 5170/2025, a ampliação do uso de painéis pub...



Documento pede regularização de abastecimento de medicamento na rede municipal de saúde

14 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede providências urgentes para a regularização do abastecimento do medicamento Flavonid 450/50 mg (diosmina 450 mg + he...



Falta de iluminação impede uso de área de lazer no Selmi Dei

14 de novembro de 2025

Problemas na iluminação e na manutenção dos postes instalados na Área de Lazer “Olivério Bazzani Filho” motivaram o vereador Paulo Landim (PT) a enviar ao Executivo uma Indicação sugerindo reparos...



Documento pede informações sobre taxas aplicadas pela Vigilância Sanitária

14 de novembro de 2025

Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária.   No docum...



Agenda Cultural – 14/11/2025

14 de novembro de 2025

Música A banda araraquarense “Blues da Lata” apresenta um repertório que vai desde os grandes nomes do blues, como B.B. King, às releituras de clássicos da música popular brasileira. Nesta sexta-f...



Agenda Esportiva – 14/11/2025

14 de novembro de 2025

Futebol de base Pelo segundo jogo das semifinais do Campeonato Paulista Sub-15, a Ferroviária enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri no sábado (15), às 10 horas. Na primeira partida, na Fonte Lumin...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!