Notícias



Modelo de Orçamento Participativo com plenárias nos bairros não deverá ser feito pela atual gestão

Documento da Prefeitura responde questionamentos da vereadora Maria Paula (PT) e afirma que irá priorizar ferramentas digitais e tecnológicas

Publicado por: Foto: Tetê Viviani

1219


A atual gestão da Prefeitura de Araraquara afirma que pretende priorizar ferramentas digitais de participação popular e não deverá adotar o modelo de plenárias presenciais do Orçamento Participativo (OP) nos bairros da cidade, como era feito pelos governos anteriores.

        

As informações estão em resposta a um requerimento da vereadora Maria Paula (PT). A parlamentar havia solicitado dados de cada projeto em andamento aprovado pelo OP, como situação (elaboração, licitação, execução, finalização, paralisado ou cancelado), valores e origem dos recursos; relação completa de plenárias e encontros; composição da equipe do OP; planejamento de trabalho para os próximos meses; entre outros questionamentos.

        

“Diferentemente do modelo tradicional de Orçamento Participativo, adotado por gestões anteriores, o atual governo entende que a participação popular deve ser garantida por múltiplas ferramentas, mais abrangentes, ágeis, digitais e responsivas, adequando-se às novas dinâmicas sociais e tecnológicas”, afirma o Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Governo.

        

A Prefeitura ressalta que “reconhece e valoriza profundamente os instrumentos de participação popular na definição das políticas públicas e na construção das prioridades de governo”.

        

Como exemplo, são citadas a Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA), realizada no Plenário da Câmara no dia 25 de julho, e uma consulta pública sobre o PPA, que ficou disponível no site da Prefeitura. Segundo o governo, esse novo modelo amplia o alcance da participação social e está em sintonia com os princípios da transparência, da eficiência e da responsabilidade fiscal.

        

“Embora a Lei Orgânica do Município mencione o Orçamento Participativo como uma das formas de fomentar a democracia participativa, tal menção não impõe obrigação de execução conforme o modelo estabelecido por governos anteriores, mas sim orienta para que se fortaleça a participação da sociedade nas decisões públicas — o que vem sendo amplamente observado e promovido por esta administração”, afirma o documento.

        

A resposta ainda enfatiza que diversas demandas eleitas como prioritárias no sistema anterior do OP não foram executadas ou enfrentaram atrasos, “o que comprometeu a credibilidade do processo e frustrou expectativas legítimas da população”.

        

“Isso evidencia que a participação popular deve estar alinhada ao planejamento orçamentário, à viabilidade técnica e à responsabilidade fiscal, sob pena de transformar-se em instrumento meramente simbólico, sem efetividade prática”, diz a Prefeitura.

 

Por fim, o Executivo explica que o atual formato de participação popular para elaboração do orçamento está sendo construído “conforme as diretrizes e o plano de governo democraticamente eleitos”, privilegiando “a eficiência, o realismo orçamentário e a pluralidade de vozes”.

 

Os demais questionamentos da vereadora Maria Paula sobre o Orçamento Participativo não foram respondidos pela Prefeitura no documento.


Publicado em: 01 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!