Notícias



Mobilização, relatos pessoais e pedidos de melhorias para a EJA marcam Audiência Pública

Convocado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), evento foi realizado na Câmara nesta quarta (22) e teve Plenário lotado

2943


 

Um evento com mobilização, compartilhamento de relatos pessoais, pedidos de manutenção e melhorias para a educação de jovens e adultos (EJA) em Araraquara e exaltação desse modelo de ensino. Assim foi a Audiência Pública “Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Perspectivas e Futuro”, convocada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), realizada na noite desta quarta-feira (22) na Câmara.

 

O Plenário esteve lotado com a presença de professores, gestores, estudantes, autoridades, pesquisadores, dirigentes sindicais e demais interessados na pauta. O debate tratou dos efeitos das mudanças na política estadual da EJA, da valorização dos profissionais da educação e da necessidade de fortalecer e ampliar o acesso a essa modalidade de ensino nas redes municipal e estadual.

 

Os vereadores Fabi Virgílio (PT) e Aluisio Boi (MDB) estiveram presentes. Outra autoridade que compareceu foi o secretário municipal da Educação, Fernando Diana, que anunciou a intenção do Executivo de fortalecer a estrutura da EJA a partir do próximo ano (leia abaixo mais sobre o assunto).

 

Durante a Audiência, Bianco ressaltou que a EJA representa uma política pública de reparação histórica ao garantir oportunidades de estudo para pessoas que precisaram interromper a formação escolar. O parlamentar defendeu a manutenção das salas e a ampliação das políticas de incentivo aos alunos e professores.

 

“Estou muito orgulhoso de compartilhar esta noite com gente boa, que constrói e sonha com um futuro em que Araraquara não tenha mais nenhuma pessoa que não saiba ler e não saiba escrever”, celebrou.

 

Fabiana Marini Braga, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase) e pesquisadora sobre EJA, destacou a necessidade da luta conjunta pela garantia do oferecimento das aulas para jovens e adultos. Também falou sobre o compromisso da instituição em formar profissionais que lecionarão para esse público. “Falar da melhoria da aprendizagem também é falar de uma boa formação para nossos professores e professoras”, comentou.

 

Jarina Rodrigues Fernandes, também docente da UFSCar, ressaltou que a sociedade não pode se acomodar diante da possibilidade de reduzir recursos para a EJA. Segundo ela, a legislação prevê formas de garantir repasses. “Sonhem, sonhem muito alto, com o ensino e com a universidade. Parabéns por esse movimento em Araraquara e não vamos permitir que escolas sejam fechadas”, conclamou.

 

As falas das professoras universitárias, bem como a própria realização da Audiência Pública, vêm na esteira do recente anúncio de mudanças na política estadual de EJA: o formato proposto pelo Governo de São Paulo enfrenta críticas sobre a qualidade de ensino proposto por permitir que o aluno de ensino médio tenha mais flexibilidade de estudo, indo à escola apenas uma vez por mês para aulas presenciais. Na avaliação das acadêmicas, o ensino presencial é importante na EJA por propiciar socialização e compartilhamento de momentos além das aulas.

 

Necessidade de divulgação

 

 Maria Gorete dos Santos Netta, diretora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, o Neja “Irmã Edith”, apresentou dados sobre a escolarização no Município, segundo os quais 35,6% da população não concluiu a educação básica (até o fim do ensino médio).

 

Para reverter esse cenário e fortalecer a EJA, a gestora vê a necessidade de ampliar a divulgação sobre o modelo de ensino. “Tem que ser como o ‘carro do ovo’, ir até as pessoas”, comparou. Maria Gorete também ponderou sobre estratégias de retenção dos alunos, o que inclui discussões sobre segurança, transporte, acessibilidade e outras áreas.

 

Poder Executivo

 

O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, afirmou que o Município pretende, a partir de 2026, fortalecer a estrutura da EJA, ampliar a carga horária e integrar a formação básica com cursos profissionalizantes.

 

De acordo com o titular da pasta, a demanda espontânea para a EJA é atendida em Araraquara, mas existe uma demanda reprimida em relação à qual o Município precisa adotar estratégias para angariar e manter alunos.

 

Ele anunciou ainda a intenção de criar um “cinturão educacional” na região norte da cidade, com oferta de ensino fundamental, médio e cursinho popular nas dependências da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Caic Rubens Cruz”, o que poderia ser viabilizado por meio de parcerias.

 

Relatos

 

Alunos e alunas de diferentes idades relataram histórias de superação e afirmaram que o retorno à escola transformou suas vidas. Entre as propostas discutidas, estiveram a manutenção das turmas existentes, a garantia de transporte público acessível, a divulgação permanente das matrículas e o fortalecimento da política pública de educação de jovens e adultos como direito fundamental à cidadania.

 

Maria Alice Zacharias, de São Carlos (SP), foi uma das pessoas a ir à tribuna. Ex-cortadora de cana-de-açúcar, retomou os estudos por meio da EJA e hoje atua na Secretaria da Educação da cidade e coordena o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova).

 

Aluna do Neja, de Araraquara, Elaine Cardoso, 36 anos, contou que parou de estudar aos 12 anos e hoje cursa a oitava série. “São lutas diárias, mas na EJA somos uns pelos outros”, garantiu. “Quero terminar o ensino fundamental, cursar o ensino médio e ir para a faculdade de psicologia”, projetou.

 

Jefferson Bezerra Mesquita, 27 anos, pediu ampliação da acessibilidade do Neja, já que é deficiente físico e não consegue ir à biblioteca, que fica em um andar superior.

 

Quem roubou a cena foi Lourdes Moreira dos Santos, 83 anos, que comemorou o fato de, já idosa e graças à EJA, ter aprendido a ler e escrever. Marlene dos Anjos, 63 anos, foi outra pessoa alfabetizada no Neja.

 

“Que maravilha que é estudar! Eu já tinha um pouquinho de conhecimento, mas eu fui no Neja e minha mente começou a abrir ainda mais”, acrescentou Teresa Linardo, 51 anos.

 

A EJA também é benéfica para estrangeiros: a venezuelana Nellys Mora, 61 anos, comemorou que os estudos possibilitaram uma comunicação em língua portuguesa – para ela e também para colegas da Colômbia e de Cuba.

 

Transmissão

 

A Audiência Pública contou com transmissão da TV Câmara. Clique aqui e confira como foi!

 


Publicado em: 23 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!