1248
O ex-vice-prefeito e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, afirmou desconhece esquema de cobrança de propinas para doação de áreas pelo município, mas admitiu que “ouvi rumores desde o governo Edinho”. A declaração foi dada em depoimento na tarde da sexta-feira (8) à Comissão Especial de Inquérito (CEI).
Merlos relatou atritos com o ex-vereador Ronaldo Napeloso que resultaram em sua saída do governo Marcelo Barbieri (PMDB). De acordo com ele, Napeloso indicou Cristiano Rumaquelli para trabalhar na Secretaria, mas o apadrinhado do ex-parlamentar não atuava conforme as determinações e não cumpria horários, por isso foi advertido e, posteriormente, exonerado.
Segundo Merlos, após a exoneração a relação entre ele e Napeloso deteriorou-se de vez. O ex-vereador chegou a pedir a demissão do então secretário ao prefeito. Ele contou que Barbieri tentou convencê-lo a se afastar. “Não aceitei me demitir e falei para o prefeito que o cargo era dele e se ele o quisesse de volta, que me demitisse. Não poderia aceitar entregar a Secretaria para o Napeloso”, disse.
Valter Merlos explicou que “não concordava com a maneira de legislar” do ex-vereador. “Por isso, falei ao prefeito que só aceitaria me demitir se a Secretaria fosse entregue para qualquer outro que não o Napeloso, mas o prefeito optou pelo Napeloso e eu acabei sendo demitido”.
Doações
O ex-secretário confirmou ter havido doações de áreas a pedido do ex-vereador e ex-colega de partido e de outros parlamentares, mas negou ter conhecimento sobre qualquer tipo de pressão ou ingerência sobre a fiscalização de empresas ou ameaças e perseguição a funcionários e fiscais.
Merlos salientou ter intensificado a fiscalização sobre áreas doadas entre setembro de 2010 e janeiro de 2011 e chegou a retomar cerca dez doações. Quanto a supostas pressões para liberação de alvarás de funcionamento, disse que tinha liberdade para atuar e que “o prefeito sempre respeitou minhas decisões”.
O segundo depoimento foi de Paulo Sérgio Sgobbi, titular da Pasta durante sets anos do governo Edinho Silva (PT). O ex-secretário relatou o funcionamento e procedimentos da Secretaria, esclareceu dúvidas sobre algumas áreas doadas no período dele e anteriormente, e acerca de questões relacionadas à fiscalização.
Sgobbi negou qualquer ingerência política ou interferência de Napeloso ou outras pessoas e garantiu que “minha escolha para a Secretaria foi técnica e sempre adotei critérios técnicos” para a gestão. Ele também negou ter conhecimento sobre pagamentos de propinas ou negociatas para a doação de áreas.
Comissão
Com as oitivas da semana, a CEI ouviu cinco ex-secretários e um ex-coordenador da antiga Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atual Secretaria Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável.
Os próximos depoimentos serão de 11 empresários beneficiados com doações ou concessões de áreas entre 2003 e 2013. As audiências estão marcadas para os dias 14 de novembro, às 9 horas, 11h30 e 14h30; 18 de novembro, às 14 horas, 16h30 e 18h30; e, 21 de novembro, às 9 horas, 11h30, 14h30, 16h30 e 18 horas.
A CEI foi constituída em 11 de setembro deste ano para apurar indícios de desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e de esquemas de cobranças de propina para a concessão de áreas e aprovação de projetos no período de 2003 a 2013.
A Comissão é composta por Donizete Simioni (PT), presidente; Aluísio Braz, Boi (PMDB), relator; e, pelos vereadores Edna Martins (PV), Geicy Sabonete (PSDB) e Dr. Helder (PPS). Eles terão 90 dias, prorrogáveis, até 12 de dezembro, para concluir os trabalhos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Estão abertas as inscrições para o vestibular do primeiro semestre de 2026 das Fatecs do Estado, que serão realizadas exclusivamente pela Internet: https://vestibular.fatec.sp.gov.br/. O valor da t...
Nesta quinta-feira (25), às 19h30, no Teatro Municipal, acontecerá o stand-up “Como Seria Nossa Vida?”, do comediante cearense Waton Filho, primeiro humorista surdo de stand-up do Brasil. O espetác...
A Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Defesa Civil, informa que há previsão de ocorrência de granizo, tempestades e ventos que podem superar 50 km/h nesta segunda-feira (22). O órgão reforça o...
Na próxima segunda-feira (29), às 15 horas, a Secretaria da Saúde realiza a segunda prestação de contas do ano. Em Audiência Pública no Plenário da Câmara, a pasta exibe informações sobre ativi...
Entre fevereiro e junho deste ano, R$ 1.675.000 foram repassados pela Prefeitura para a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport). A informação foi obtida a partir de re...
A vereadora Fabi Virgílio (PT) questionou a Prefeitura sobre as condições dos recursos hídricos do município, solicitando cópia de estudos técnicos e documentação atualizada sobre o assunto. O pedi...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.