Publicado por: Foto: Tetê Viviani
195
Em resposta ao Requerimento nº 2143/2025, da vereadora Fabi Virgílio (PT), a Prefeitura explica de que forma está se adaptando às normas da Portaria MTE nº 1.419/2024, sobre o gerenciamento dos Fatores de Risco Psicossociais Relacionados ao Trabalho (FRPRT).
Essa portaria, do Ministério do Trabalho e Emprego, traz uma atualização ao texto da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), de 1978, que estabelece as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho no Brasil.
Na explicação à parlamentar, o Executivo informa que está “em processo de adequação progressiva à NR-1”, com integração entre as áreas de Recursos Humanos (RH), Saúde Ocupacional (SESMT), Secretaria Municipal de Saúde e Escola de Governo, com objetivo de incorporar os fatores de risco (FRPRT) às políticas de Segurança e Saúde no Trabalho.
“A gestão dos riscos ocupacionais é conduzida de forma integrada pelo SESMT, contando com profissionais de diversas áreas, incluindo médico do trabalho, médico psiquiatra, enfermeira, engenheiro e técnicos de segurança, psicólogos e assistente social, que formam uma equipe multidisciplinar, além do apoio administrativo e jurídico quando necessário”, diz a Prefeitura.
Além disso, de acordo com o documento, um Programa de Gerenciamento de Riscos se encontra em fase de construção, contemplando identificação, avaliação, medidas preventivas e indicadores de acompanhamento. Uma Portaria irá instituir um Grupo de Trabalho para efetivação desse programa.
Questionado se existem canais de comunicação ou denúncia específicos para relatos de exposição a assédio, discriminação, sobrecarga e precarização contratual, o Executivo informa que “dispõe de canal formal para registro de denúncias, inclusive relacionadas a assédio moral, assédio sexual e outras formas de violência no trabalho, com fluxos definidos para apuração, preservação do denunciante e adoção de providências administrativas”.
As denúncias são recebidas por meio de processo administrativo próprio, via protocolo do servidor. O acesso pode ser realizado pela internet ou de forma presencial, na Subsecretaria de Recursos Humanos. O prazo para resposta varia de acordo com a complexidade da denúncia e das investigações necessárias.
A Prefeitura também lista ações de capacitação sobre esse tema realizadas no ano passado, como palestras e encontros.
Os detalhes das respostas do Executivo para cada uma das 27 perguntas feitas pela vereadora podem ser conferidos no documento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.