Notícias



Margem de ponte na Avenida Bandeirantes sofre processo de erosão

Situação aumenta o risco de queda de árvores, conforme resposta a requerimento do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

992


Mais segurança nas pontes da cidade. Pensando nisso, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) enviou o Requerimento nº 33 à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação estrutural da ponte localizada na Avenida Bandeirantes, no acesso ao Jardim Universal, após realizar visita ao local e notar desgastes no concreto.

Em resposta encaminhada à Câmara Municipal, o Executivo afirmou que o concreto, o pavimento asfáltico e o canal estão em bom estado. Já o dissipador de velocidade apresenta uma parte desabada e falta de solo sob a parte remanescente, além de erosão a jusante (isto é, no sentido da correnteza) na margem direita, com queda de árvores.

Em relação à situação de risco, foi informado que há risco ambiental, pois “com o acréscimo da parte erodida da margem durante as próximas precipitações de grande volume, mais árvores da área de preservação permanente serão suprimidas”, ou seja, há a possibilidade de quedas de mais árvores.

Na resposta da Prefeitura, também é possível consultar as Fichas de Cadastro de Erosão e Relatório Técnico Preliminar (RTP). Entre as informações há as medidas de controle que devem ser tomadas para conter a evolução dos processos erosivos, como a recuperação do sistema de lançamento de energia da ponte, implantação de sistema de contenção de gabiões e disciplinamento das águas pluviais na baixada, entre outras melhorias.

Sobre as questões de trânsito, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, explicou que o local está sinalizado vertical e horizontalmente, as guias foram pintadas de branco para melhoria da segurança dos motoristas e houve implantação de sinalização de desvio de tráfego nos dois sentidos de circulação para acesso ao shopping.

“Vale ressaltar que a conclusão da construção da nova ponte na Avenida Padre Francisco Salles está prevista para, aproximadamente, 60 dias. Desta forma, em breve, o movimento de tráfego que atualmente está utilizando a ponte da Avenida Bandeirantes voltará a trafegar pela Avenida 36”, frisou Carneiro.

De acordo com o vereador, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou a Prefeitura em 2019 sobre todos os pontos de alagamento e demais riscos. “Em 2021, o Município também teve conhecimento da constatação dos processos de inundação, enchente, solapamento de margem e assoreamento, constatado através da Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação, feito pela Secretaria de Geologia do Ministério de Minas e Energia, que concluíram a existência de movimentação do solo no Córrego das Cruzes, sendo que a bacia apresenta tendência a enchentes e à erosão fluvial”, pontua.

“Fica o alerta para a importância de investimentos em controle dos processos erosivos e de compactação do solo que podem afetar o ciclo hidrológico local ao modificar as etapas de infiltração e escoamento superficial. Não podemos correr mais riscos semelhantes à abertura da cratera na Avenida 36 que vitimou 6 pessoas da mesma família, pois ficou claro na resposta do requerimento que a atual gestão tem pleno conhecimento da situação atual de conservação da ponte em questão”, completa o parlamentar.


Publicado em: 14 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prefeitura reconhece necessidade de suplementação orçamentária para saúde em Araraquara

15 de agosto de 2025

No fim de junho deste ano, a vereadora Filipa Brunelli (PT) questionou a Prefeitura sobre a gestão da saúde pública municipal. O pedido foi motivado pela insatisfação com a resposta anterior ao Req...



Documento sugere contratação de técnicos de enfermagem para atuação na recepção das UPAs

15 de agosto de 2025

Em Indicação encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) sugere a contratação de técnicos de enfermagem para atuarem diretamente nas recepções das Unidades de P...



Entenda como será votação para cassação de mandato do vereador Emanoel Sponton

15 de agosto de 2025

Com apuração dos fatos iniciada em março deste ano pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal, o caso de “rachadinha” envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) será...



Aumento no limite de datas de fabricação de veículos de aplicativo é debatido em Audiência Pública

14 de agosto de 2025

A Câmara realizou, na noite de quarta-feira (13), a Audiência Pública “Sobre lei municipal para fabricação de carros de aplicativo até 10 anos”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL...



Obras de CER do Selmi Dei devem ser entregues no final do ano

14 de agosto de 2025

Entre os meses de maio e junho deste ano, a comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradeli Malara”, no Selmi Dei, relatou ao gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) ep...



Relatório detalha aspectos técnicos e sociais de obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro

14 de agosto de 2025

A vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou, por meio de um documento, informações detalhadas sobre as obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro e sua relação com o Plano de Reurbanização da Orla Fe...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!