Notícias



Márcia Lia é homenageada com o Prêmio ‘Heleieth Saffioti – Mulher Destaque’ 2025

Sessão Solene na noite da segunda-feira (7) na Câmara Municipal entregou honraria à deputada estadual

3946


Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (7), Márcia Aparecida Ovejaneda Lia – a deputada estadual Márcia Lia (PT) – recebeu o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” 2025, no Plenário da Câmara Municipal. A honraria, que está na 14ª edição, é concedida a mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou que tenham realizado trabalhos relevantes na valorização da mulher.

 

“Nada tão emblemático que esse momento para a nossa cidade. A criatura e a criadora”, disse a vereadora Fabi Virgílio (PT), relembrando a história da premiação, que foi criada em 2011, pela então vereadora Márcia Lia, e promulgada por meio do Decreto Legislativo nº 752/2011.

 

Fabi destacou em seu discurso a atuação política da homenageada. Para a vereadora, dentre outras contribuições, Márcia Lia inaugurou em Araraquara um processo de construção de comissões de estudos focadas em temas, com o objetivo de pensar soluções para a cidade de forma coletiva.

 

“Você foi responsável nesse parlamento por dar espaço, vez e voz para tantas outras mulheres, criando a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e oportunizando um espaço constante de discussão e de construção coletiva e participativa dentro dos mandatos eletivos”, disse.

 

A escolha da homenageada é feita anualmente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara dentre as sugestões apresentadas pelos vereadores, entidades, conselhos municipais, organizações e sociedade civil. Segundo a presidente do Conselho, Carolina Doin, a intenção é que o prêmio seja um incentivo para que mais mulheres ocupem espaços, inspirem comunidades e continuem a construir um futuro em busca da igualdade.

 

“Esse prêmio é um símbolo que carrega o nome da professora Heleieth Saffioti, uma mulher à frente do seu tempo, que se dedicou ao estudo das complexas relações de gênero em uma sociedade de classes, deixando um legado inestimável para o feminismo brasileiro e global. Honrar a Heleieth é reafirmar o nosso compromisso com a igualdade e com a justiça social”, afirmou Doin.

 

Na visão da representante das Promotoras Legais Populares (PLPs), Rita Ferreira de Cássia, o prêmio também contribui para a visibilidade de lutas femininas. “Nessa perspicácia da Heleieth Saffioti, a gente vê a perspicácia da Márcia em discutir as políticas para mulheres na nossa cidade desde sempre, de estar relacionando em todos os seus trabalhos a mulher”, disse.

 

Para a deputada estadual Thainara Faria (PT), é necessário reconhecer a luta e as contribuições de pessoas que, como Márcia Lia, vieram antes e continuam trabalhando. “Eu posso dizer com segurança que, talvez, eu não seria deputada hoje se a Márcia Lia não tivesse sido coordenadora do Orçamento Participativo [OP], candidata à prefeita de Araraquara, deputada estadual por três mandatos”, declarou.

 

“Nós somos uma grande mistura”, comentou Meire Silva, chefe de gabinete da deputada estadual, relembrando que a relação com Márcia Lia já existe há 25 anos. “Não é só da política, mas da nossa convivência, de tudo que a gente fez junto e de tudo que nós construímos. E nós não só construímos política, nós construímos vidas. Nós nos construímos a partir da construção política, e isso não tem como separar”, complementou Meire, que também é presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB – 5ª Subseção Araraquara.

 

‘Alegria de compartilhar o momento’

Agradecendo a presença de todos, Márcia Lia relembrou sua trajetória e a criação da honraria. “Quando nós criamos esse prêmio, não poderia ter outro nome que não fosse o da professora Heleieth Saffioti pela história de luta difícil em defesa das mulheres, do feminismo, das políticas emancipatórias para nós mulheres. Então, eu quero dizer da minha alegria de compartilhar esse momento com vocês”, comentou.

 

A homenageada destacou, ainda, a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e ressaltou que acredita na participação social como ferramenta fundamental na criação de políticas públicas que promovam melhorias na vida da população.

 

“Eu espero que outras tantas mulheres se espelhem nessas mulheres que estão aqui, para que a gente possa cada dia mais construir um mundo mais justo, mais humano, mais fraterno, mais solidário. Um mundo onde a desigualdade possa ser cada dia menor”, completou.

 

Demais autoridades

Também estiveram presentes na sessão os vereadores Paulo Landim (PT), Aluisio Boi (MDB) e Marcão da Saúde (MDB); Laís de Conti, do Centro de Referência da Mulher, representando a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania; a presidente da OAB – 5ª Subseção Araraquara, Clara Alvarenga; a presidente da Cooperativa Acácia, Helena Francisco da Silva, vencedora do Prêmio Mulher Destaque 2018; e a ex-secretária de Saúde de Araraquara Eliana Honain, que recebeu o prêmio em 2021.

 

Sobre a homenageada

Natural de Araraquara, Márcia Lia é advogada, professora e política brasileira. Entrou para a vida pública em 2001, assumindo a Coordenadoria de Participação Popular na primeira gestão de Edinho Silva (2001-2004), quando foi implantado o Orçamento Participativo (OP).

 

Entre 2005 e 2008, Márcia assumiu a Secretaria de Governo e, nas eleições de 2008, foi eleita vereadora para a Câmara Municipal de Araraquara. Em 2014, foi eleita deputada estadual pela primeira vez e atualmente cumpre seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

 

Conheça mais sobre a homenageada aqui.

 

Relembre todas as homenageadas no Memorial da Câmara.

 

Para ver e rever

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro) e pode ser conferida na íntegra no Facebook e no YouTube.


Publicado em: 14 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!