Notícias



Manutenção de calçadas de prédios públicos é solicitada em documento

Reparos devem contribuir para a segurança de idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Publicado por: Foto: Valdecir Galor/SMCS

907


A manutenção das calçadas de prédios públicos municipais e a fiscalização de calçadas de imóveis privados são temas da Indicação nº 4705/2025, enviada à Prefeitura pela Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos (composta pelos vereadores Paulo Landim (PT), Marcão da Saúde (MDB) e Geani Trevisóli (PL)), juntamente com os vereadores Michel Kary (PL) e João Clemente (Progressistas).

 

“O envelhecimento da população é um tema urgente, e precisamos preparar a cidade de Araraquara para assegurar e garantir o envelhecimento com dignidade. Nesse sentido, as calçadas e o passeio público são partes essenciais da infraestrutura urbana e desempenham um papel fundamental na promoção da mobilidade segura e eficiente para todos os cidadãos”, destaca Paulo Landim.        

 

De acordo com o documento, “muitas das calçadas que cercam prédios públicos municipais estão em condições precárias, o que representa um risco significativo para as pessoas com mobilidade reduzida, especialmente idosos e pessoas com deficiência”. A falta de manutenção compromete a mobilidade e o acesso aos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e assistência social, argumentam os vereadores.

 

A Indicação solicita o nivelamento e reparo das calçadas danificadas ou irregulares, a adequação de rampas de acesso e instalação de sinalização tátil, o reforço da sinalização de acessibilidade e atenção especial à largura das calçadas.

 

As ações devem contribuir para a diminuição de quedas e acidentes e para a passagem de cadeirantes, pessoas com deficiência visual ou que estejam utilizando carrinhos de bebê ou dispositivos de apoio à locomoção.

 

Os parlamentares solicitam, ainda, a fiscalização de calçadas de imóveis privados, mencionando o artigo 6º do Código de Posturas do Município, que aborda a responsabilidade dos moradores na conservação do passeio público em frente ao imóvel onde residem.

“As calçadas, quando bem cuidadas e acessíveis, não contribuem apenas para a mobilidade, mas também para a inclusão social de todos os cidadãos, de forma democrática, além de evitar acidentes”, complementa Landim.


Publicado em: 17 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...



Campanha solidária é proposta para compra de tomógrafo destinado à Santa Casa

13 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...



Sugerida em Sessão Cidadã, campanha de prevenção a afogamentos é criada no município

13 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....



Araraquara terá Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde

13 de novembro de 2025

A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...



Usuários da USF do Jardim Indaiá pedem melhorias na estrutura do local

13 de novembro de 2025

A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...



Implantação de redutor de velocidade é sugerida para via do Jardim Santa Clara

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!