Notícias



Lei que permite regularização de obras embargadas é aprovada na Câmara

Outras propostas foram discutidas e votadas na Sessão Ordinária

334


Na Sessão Ordinária de terça-feira (21), realizada no Plenário da Câmara Municipal, foi aprovada uma medida muito esperada por grande parte da população. Trata-se da possibilidade de regularização de obras executadas em desacordo com a legislação municipal vigente à época da interdição. De acordo com o texto, “as construções embargadas e paralisadas antes da promulgação da presente Lei Complementar também poderão solicitar a sua regularização, independente do estágio da construção na data da solicitação”. Os requisitos e os limites para a regularização podem ser consultados no site da Câmara Municipal, no link www.camara-arq.sp.gov.br/Siave/arquivo?Id=198898.

Na reunião, os vereadores ainda deliberaram sobre os oito vetos do Executivo às 24 emendas parlamentares apresentadas pelos vereadores à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Lembrando que a LDO compreende as metas e prioridades do município, incluindo as despesas de capital previstas para o ano de 2019, bem como a orientação para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano subsequente, que é o orçamento propriamente dito.

Também foram aprovadas duas proposituras de iniciativa dos parlamentares. Uma, de autoria do vereador Zé Luiz (PPS), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o "Dia Municipal do Agente Funerário", a ser comemorado anualmente em 9 de junho.

Outra, assinada pelo vereador e vice-presidente da Câmara, Tenente Santana (MDB), que denomina Rua Coronel PM Rui Lazarini, uma via pública do loteamento Quitandinha II. Falecido em abril de 2017, Rui Lazarini construiu toda a sua carreira militar em Araraquara, onde comandou o 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, entre os anos de 1993 e 1995. Após entrar para a reserva, continuou morando em Araraquara, no bairro de Santa Angelina.

 

Requerimentos

A preservação do patrimônio ferroviário é tema de um dos requerimentos de Chediek endereçado tanto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), quanto à Prefeitura Municipal, sobre a ordem para a destruição de locomotivas que foram separadas para integrarem o acervo do Museu Ferroviário de Araraquara.

O segundo documento é dirigido à Secretaria Estadual da Educação para que, em atenção aos alunos com deficiência da Escola Estadual “Doutor João Pires de Camargo”, no Melhado, sejam promovidas as intervenções necessárias para garantir a o direito à acessibilidade.

Já Elton Negrini questiona o Executivo quanto à existência de projetos de reformulação da Via Expressa diante dos graves acidentes ocorridos na avenida, em especial o da última terça-feira (14) que culminou na morte de um motociclista.

Na Tribuna Popular, os representantes do Lions Clube Araraquara Feiz Mattar e Paulo Eduardo de Toledo Salgado abordaram as principais conquistas e os maiores desafios da instituição, que completou 60 anos neste mês.

 

Arquivo Histórico

Foi atendido o pedido do presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), solicitando que matéria publicada no jornal OAB, em sua edição de maio de 2018, com o título “1ª Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental de Araraquara”, integre o Arquivo Histórico da Casa de Leis.


Publicado em: 21 de agosto de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Aumento no limite de datas de fabricação de veículos de aplicativo é debatido em Audiência Pública

14 de agosto de 2025

A Câmara realizou, na noite de quarta-feira (13), a Audiência Pública “Sobre lei municipal para fabricação de carros de aplicativo até 10 anos”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL...



Obras de CER do Selmi Dei devem ser entregues no final do ano

14 de agosto de 2025

Entre os meses de maio e junho deste ano, a comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradeli Malara”, no Selmi Dei, relatou ao gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) ep...



Relatório detalha aspectos técnicos e sociais de obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro

14 de agosto de 2025

A vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou, por meio de um documento, informações detalhadas sobre as obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro e sua relação com o Plano de Reurbanização da Orla Fe...



Funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento é alvo de questionamentos

14 de agosto de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Araraquara, vinculado à Secretaria...



Indicações sugerem melhorias em quadras esportivas

14 de agosto de 2025

Melhorias em quadras esportivas são o assunto de dez indicações apresentadas pelo vereador Michel Kary (PL). O parlamentar sugere revitalização da pintura das quadras esportivas dos seguintes locai...



Exame de ressonância magnética com sedação pelo SUS tem espera de até 16 meses em Araraquara

14 de agosto de 2025

No final de julho, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou um documento solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a oferta de exames de ressonância magnética com sedação no Sistema Únic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!