683
Após aprovação por unanimidade na Câmara Municipal de Araraquara, foi sancionada pelo prefeito Edinho Silva (PT) a lei que denomina “Professora Lourdes Apparecida Carvalho Prada" o Centro de Educação e Recreação (CER) localizado à Rua Maria do Carmo Ferreira Granato, s/n°, esquina com a Avenida Carlos Alberto Fragnani, no bairro Residencial Valle Verde. A professora Lourdes Prada faleceu em 1º de março de 2018, aos 94 anos.
A indicação para a homenagem à professora foi do vereador Jéferson Yashuda (PSDB), que acompanhou os filhos da homenageada, Silvio Prada e Maria do Carmo, em ato solene para a promulgação da lei na sala de reuniões da Prefeitura na quinta-feira (12).
A professora nasceu em 2 de dezembro de 1923, na cidade de São Sebastião do Paraiso, no Estado de Minas Gerais. Aos 9 anos, chegou em Araraquara com seus pais e irmãs, se instalando no bairro do Carmo. Foi casada com Sylvio Prada, com quem teve três filhos: Ana Maria, José Silvio e Maria do Carmo; cinco netos: Silvia, Daniel, Fábio, Airen e Mariana; e quatro bisnetos: Lívia, Joaquim, Maria Thereza e Francisco.
A homenageada cursou o primário no Grupo Escolar “Antônio Joaquim de Carvalho”, o ginásio no Instituto de Educação “Bento De Abreu” (Ieba) e o magistério no Colégio Progresso. Sempre ativa e dinâmica, durante o ginásio jogava basquete pela escola, na juventude foi catequista na Igreja Nossa Senhora do Carmo, cantou no coro da Igreja e em eventos na Matriz de São Bento.
Os ideais pedagógicos, culturais e morais nortearam toda a sua vida. Iniciou sua carreira profissional fundando o Externato São José, localizado na Avenida Djalma Dutra, esquina com a Rua Expedicionários do Brasil. No Externato São José, se dedicou à educação dos pequenos araraquarenses do bairro, tendo como seu aluno o hoje membro da Academia Brasileira de Letras: Ignácio de Loyola Brandão.
Sempre à frente de sua época, ainda lecionou em mais locais, como Monjolinho, na cidade de Itápolis; Fazenda Salto Grande; Parque Infantil São José; Estação do Ouro; e Grupo Escolar “Antônio Lourenço Corrêa”, onde permaneceu até sua aposentadoria.
Alguns anos após se aposentar, foi residir na Rua Voluntários da Pátria, tendo como vizinha a Escola Estadual “Bento de Abreu” (EEBA), local escolhido por ela devido a sua paixão pelos alunos e pelas crianças, cujas vozes no recreio aqueciam seu coração.
Sua dedicação ao ensino se expressou não apenas nas salas de aula, mas também na dedicação para com todos que dela se aproximavam buscando conforto e amor.
Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de aumentar arrecadação sem elevar impostos no município, o vereador Coronel Prado (Novo) solicita à Prefeitura, por meio da Indicação nº 5170/2025, a ampliação do uso de painéis pub...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede providências urgentes para a regularização do abastecimento do medicamento Flavonid 450/50 mg (diosmina 450 mg + he...
Problemas na iluminação e na manutenção dos postes instalados na Área de Lazer “Olivério Bazzani Filho” motivaram o vereador Paulo Landim (PT) a enviar ao Executivo uma Indicação sugerindo reparos...
Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária. No docum...
Música A banda araraquarense “Blues da Lata” apresenta um repertório que vai desde os grandes nomes do blues, como B.B. King, às releituras de clássicos da música popular brasileira. Nesta sexta-f...
Futebol de base Pelo segundo jogo das semifinais do Campeonato Paulista Sub-15, a Ferroviária enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri no sábado (15), às 10 horas. Na primeira partida, na Fonte Lumin...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.