Notícias



Legislativo participa de cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares

Presidente da Câmara, vereador Tenente Santana (MDB), destacou a importância da Câmara Municipal no processo eleitoral, sediando e transmitindo ao vivo os debates entre os candidatos

2284


Na sexta-feira (10), os novos membros dos Conselhos Tutelares I e II de Araraquara tomaram posse no Paço Municipal na presença de diversas autoridades. Com mandato de quatro anos, os conselheiros ocuparão os cargos até 10 de janeiro de 2024. Na ocasião, a Câmara Municipal foi representada por seu presidente, vereador Tenente Santana (MDB). Os parlamentares Lucas Grecco (2º secretário-PSB), Edson Hel (Cidadania), Gerson da Farmácia (MDB), Jéferson Yashuda (PSDB), Roger Mendes (Progressistas) e Thainara Faria (PT) também participaram do evento.

 

Santana destacou o papel da Câmara no processo eleitoral que levou à escolha dos dez titulares e dos dez suplentes. A instituição sediou todos os debates entre os candidatos e os transmitiu ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Net) e pelo Facebook. As eleições, realizadas no dia 6 de outubro de 2019, mobilizaram quase quatro mil eleitores do município.

 

“Essa foi uma forma de dar mais visibilidade e transparência ao processo de votação dos conselheiros e, acima de tudo, uma ferramenta para chamar a sociedade para participar mais ativamente deste processo”, frisou o presidente. O parlamentar ainda mencionou a aprovação, pela Câmara do Municipal, do Projeto de Lei nº 123/2019, que valorizou a remuneração dos conselheiros, acompanhada do aumento da carga horária de trabalho, e também exigiu maior qualificação dos candidatos.

 

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), ressaltou a missão que os conselheiros terão: “Vocês têm a missão de fiscalizar se os direitos das crianças e dos adolescentes estão sendo respeitados em Araraquara. Se queremos um futuro melhor, precisamos garantir que nossas crianças fiquem longe das drogas e tenham acesso à alimentação, à saúde e à educação de qualidade”, pontuou.

 

Também participaram da solenidade a deputada estadual Márcia Lia (PT), a promotora de Justiça da Infância, Juventude e do Idosos, Dra. Noemi Corrêa, o comandante do 13º BPMI, Tenente coronel Adalberto José Ferreira, além de outras autoridades.

 

História

O Conselho Tutelar foi criado na década de 1990, juntamente com os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), quando foi estabelecido o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil. “Nós trabalhamos em conjunto, estabelecendo políticas públicas que muitas vezes serão executadas por vocês, conselheiros, que estão na ponta, sendo o elo fundamental entre a comunidade e os sistemas de justiça”, apontou a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comcriar), Fernanda Antonioli Cardozo.

 

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente sugere que, a cada 100 mil habitantes de uma cidade, exista um Conselho Tutelar. Por isso, em Araraquara, existem os Conselhos Tutelares I e II, instalados na região central e na Vila Xavier. Qualquer um deles deve ser acionado em caso de violação de direitos envolvendo crianças ou adolescentes.

 

Os conselheiros titulares que tomaram posse na sexta-feira são: Elisangela Aparecida Rodrigues da Silva, Marcia Daniele Ferreira, Moacyr Theodoro Ellero, Alexandra Zachi, Denise Pereira Trevisan, Franciele Maria da Cruz, José Lopes da Silva Filho, Marcio Willian Servino, Walter Silva Fraga e Dayanne Crys Soares Cardoso. Também tomaram posse os suplentes Valceir Benedito da Silva, Alan Dantas Caruso, Adrienne Katia S. Morelato, Fernanda Affonso de Jesus, Claudemir Carlos Pereira, Cleusa Toloi, Ana Flavia Rodrigues dos Santos, Priscila Fernanda Ferreira, Ivo Carpini Martinez, Lauriana dos Santos.

 

Transição

No ano passado, a Câmara debateu e aprovou projeto que trata da política municipal de atendimento dos direitos da criança e do adolescente e das normas gerais para a sua adequada aplicação. O Legislativo participou ativamente da proposta, com a inclusão da obrigatoriedade de os conselheiros tutelares fazerem a transição para os conselheiros que os substituírem em mandato posterior, proposta da vereadora Thainara Faria.

 

Serviço

Conselho Tutelar I – Rua Expedicionários do Brasil, 3098, Centro. Telefone: (16) 3305-5600

Conselho Tutelar II – Avenida Antônio Lourenco Corrêa, 918, Vila Xavier. Telefone: (16) 3322-0109

 

Confira as fotos aqui.


Publicado em: 10 de janeiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara nomeia novo servidor para o cargo de consultor legislativo

05 de fevereiro de 2026

Na tarde desta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Araraquara nomeou Luan Henrique Bailly para o cargo de consultor legislativo. O novo servidor será integrado à equipe da Diretoria Legislativa...



Negocia Araraquara (Até 28/02)

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara prorrogou, até o dia 28 de fevereiro de 2026, o prazo de adesão ao programa Negocia Araraquara, iniciativa inédita voltada à regularização de débitos fiscais com o municí...



Semana dos Compositores

05 de fevereiro de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart mantêm abertos, até o próximo dia 13 de fevereiro, os editais da Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” e da Se...



3º Concurso de Marchinhas

05 de fevereiro de 2026

Neste domingo (8), Araraquara recebe o 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, a partir das 18h, na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro. O evento é gratuito e in...



Áreas de risco

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Chefia de Gabinete, da Defesa Civil Municipal e do Comitê Técnico de Redução de Risco de Desastre e Impactos Ambientais, em parceria com alunos do Curso de E...



Vacinação - dengue (05/02)

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara segue com a vacinação contra a dengue disponível no município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, como parte das ações de enfrentamento à doença. A imunização é...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!