2582
De varredor de rua a secretário municipal de Obras e Serviços Públicos. A trajetória vitoriosa de João Luís Bernal foi relembrada com muita emoção na noite da sexta-feira (9) durante a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, realizada na Câmara Municipal. A homenagem foi uma indicação do vereador José Carlos Porsani (PSDB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
Após a exibição de vídeo que contou com depoimentos emocionados de amigos e familiares, Porsani ocupou a tribuna para enaltecer Bernal como “exemplo de honestidade e perseverança”.
O deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) fez coro ao vereador: “As pessoas devem seu sucesso aos obstáculos vencidos. Nós de Araraquara, de São Paulo, do Brasil, precisamos de pessoas como você”, frisou.
O prefeito Edinho Silva (PT) relembrou o início da amizade com o homenageado, na infância, e ressaltou a importância da atuação do profissional nas grandes e pequenas obras realizadas na cidade nesta e em outras gestões. “Independentemente de posições políticas, todos os prefeitos tiveram em você uma âncora”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Jeferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), ressaltou que o título de Honra ao Mérito é a maior honraria que alguém, nascido em Araraquara, pode receber. “Você tem prestado um serviço de grande relevância ao município e enche de orgulho a Câmara Municipal”, pontuou.
Também estiveram presentes os vereadores Lucas Grecco (PSB), Rafael de Angeli (PSDB), Dr. Elton Negrini (PSDB), Elias Chediek (MDB), Paulo Landim (PT) e Juliana Damus (PP), a deputada estadual Márcia Lia (PT), e secretários municipais.
Sobre o homenageado
João Luís Bernal nasceu em 1961, em Araraquara. O filho de João e Arcília teve uma infância pobre e difícil e, para auxiliar no sustento da família, começou a trabalhar muito cedo; cedo mesmo, aos oito anos. Foi engraxate, vendeu coxinhas, verduras, sorvetes, limão, brinquedos de madeira, foi entregador de jornal, e tudo isso sendo apenas uma criança. Sua vida profissional, de verdade, foi praticamente toda a serviço da Prefeitura. Começou aos 14 anos, em 1976, como varredor de rua, com as carrocinhas puxadas por burros. Depois da varrição, Bernal passou a trabalhar no prédio central servindo café e entregando documentos. Passou a se envolver em outros trabalhos e aprendeu a desenhar, observando os engenheiros da prefeitura. Passou a trabalhar como desenhista informalmente, e, com o dinheiro extra que ganhava, pagou a faculdade. João é casado com Margarete e tem duas filhas Larissa e Andressa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram em segundo turno o Substitutivo nº 2 à Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1...
Durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui em Araraquara o Banco de Ração e Utensílios para Animais, com o objetivo de capta...
Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento e as condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa...
Um Requerimento enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre os quiosques instalados na passarela “Orival Ramalho”,...
Nesta quarta-feira (04), termina o prazo para inscrições no edital da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart destinado à contratação de projetos de Oficinas Culturais Municipais para 2026. Ar...
O Centro de Ciências de Araraquara (CCA) do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em parceria com o Museu Catavento, inaugura no dia 9 de fevereiro de 2026, das 15h às 17h, a exposição “Química Verde...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.