Notícias



Italiana recebe Título de Cidadã Araraquarense na Câmara Municipal

Indicação de Itália Secondino Barbosa foi feita pelo vereador Elton Negrini (PSDB)

1740


Um Plenário da Câmara Municipal lotado acompanhou a entrega do Título de Cidadã Araraquarense a Itália Secondino Barbosa, na noite da quinta-feira (6). Não demorou muito para a emoção também marcar presença. Um vídeo contando a história da homenageada e com diversos depoimentos de familiares e amigos logo a levou às lágrimas.

Autor da indicação, aprovada por unanimidade na Casa de Leis, o vereador Elton Negrini (PSDB) afirmou que “ela é um exemplo de cidadã para o nosso município. Deixou muito para Araraquara e por isso essa homenagem aqui hoje”.

Para o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), foi “uma alegria estar aqui. Ela representa valores que precisamos preservar. Serve de exemplo para as mulheres”.

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) fez questão de participar da solenidade. “Estou muito feliz por presenciar esse momento com a minha querida Itália.”

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas) destacou que “ela tem muita história para nos contar nesses 96 anos. Homenagem muito justa, o título está em boas mãos”.

Segundo o presidente do Legislativo, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), “sua dedicação e carisma nos contagia. Já nos sentimos convidados para a festa de 100 anos. Muito gratificante poder presidir essa homenagem. Ela é símbolo de quem faz muito pela nossa cidade”.

Presente na Sessão Solene, o vereador Paulo Landim (PT) foi convidado para fazer a leitura do Decreto Legislativo nº 1.000, que concede o Título de Cidadã Araraquarense a Itália, mas também se emocionou ao quebrar o protocolo para falar da homenageada da noite.

Após receber a honraria, Itália contou alguns episódios de sua vida e agradeceu a todos os presentes. “Com emoção, recebo essa homenagem e não poderia também deixar de agradecer o meu ‘delegadinho bonitinho’, Dr. Elton Negrini. Obrigado por tudo, irmãos araraquarenses!”

E não parou por aí. A homenagem foi encerrada com a entrega de flores para a “ítalo-araraquarense” por Júlia, filha de Negrini.

Também estiveram presentes o filho Jarbas, os netos Marisa, Roberto, Klaus e Giovana, o bisneto Thiago, o ex-vice-prefeito de Araraquara Valter Merlos, o ex-secretário municipal de Araraquara Gê Negão, a esposa do ex-prefeito de Araraquara Clodoaldo Medina, Dorinha Medina, a sobrinha do ex-prefeito de Araraquara Waldemar de Santi, Sonia de Santi, e o empresário Joel Aranha.

 

Sobre a homenageada

Itália Secondino Barbosa nasceu em janeiro de 1922, em Feroleto Antico, na Itália, filha de Vicente e Assunta. Em 1930, a família partiu em busca de dias melhores e, após 48 dias em um navio, desembarcou no Brasil. Itália tinha apenas oito anos de idade e foi morar em Rincão. Com o passar do tempo, a família se mudou para Araraquara e o pai foi trabalhar na ferrovia como guarda noturno. Passeando pelo Jardim Público, Itália conheceu Jarbas Barbosa, com quem se casaria tempos depois e teria dois filhos: Vanderlei e Jarbas. Por volta de 1970, Vanderlei abriu um comércio, a Perfumaria Cristal, na Avenida Feijó com a Rua 9 de Julho. Depois, a Perfumaria Pérola, na Avenida Duque de Caxias, entre as ruas 2 e 3, onde Itália trabalhou por 17 anos, tornando-se muito conhecida pela maneira alegre e delicada de atender os clientes. Além dos dois filhos, tem sete netos, quatro bisnetos e muitos amigos. Sempre foi uma mulher festeira, alegre, de coração grande e acolhedor. Hoje, com 96 anos, pensa em fazer uma linda festa quando completar os 100 anos.


Publicado em: 06 de dezembro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!