Notícias



Informações sobre o pedágio de Bueno de Andrada são solicitadas à Prefeitura

Vereador Alcindo Sabino (PT) quer saber detalhes sobre a arrecadação, a gestão e a aplicação dos recursos

570


Informações sobre a arrecadação, a gestão e a aplicação dos recursos do pedágio municipal do Distrito de Bueno de Andrada foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Alcindo Sabino (PT), por meio do Requerimento nº 2238/2025.

 

O parlamentar pede para que sejam detalhados os valores mensais recebidos pelo pedágio durante o ano de 2025, as fontes e categorias de receita e os comprovantes que financiem essa arrecadação.

 

Também é solicitado o encaminhamento da legislação que institui e regulamenta o pedágio, incluindo a lei de criação, normas complementares e regulação administrativa sobre tarifas, finalidades e destinação dos recursos.

 

Sabino ainda pede o encaminhamento da medição dos serviços e os valores pagos às empresas contratadas para manutenção da Estrada Vicinal Graciano da Ressurreição Affonso, onde fica localizado o pedágio.

 

Nesse caso, deve ser detalhado cada serviço realizado, como roçada e manutenção do acostamento, manutenção da pista e tapa-buracos, placas de sinalização e dispositivos de segurança viária, radares e serviço de guincho e atendimento emergencial.

 

Para cada serviço, é solicitado o nome da empresa, número do contrato, data de cada medição, valores empenhados, liquidados e pagos, data dos repasses e cópia dos relatórios de execução.

 

O vereador também questiona se existe projeto em elaboração ou já concluído para a duplicação da estrada vicinal. Caso exista, o parlamentar pede o envio dos projetos e estudos que já foram realizados.

 

Por fim, é perguntado se existe um conselho ou uma comissão específica responsável por fiscalizar ou acompanhar a gestão dos recursos do pedágio. Se houver, o documento solicita a ata de criação do conselho, a composição atual, o regimento interno e as atas das reuniões feitas neste ano.

 

“O requerimento se justifica pelo dever institucional de fiscalização do Poder Legislativo, assegurando a transparência na gestão dos recursos vindos de cobrança tarifária e a correta aplicação dos valores arrecadados para manutenção, melhorias e segurança da via, em benefício direto da população que utiliza a vicinal”, afirma Sabino.


Publicado em: 18 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projetos sobre Plano Diretor e desenvolvimento econômico

03 de fevereiro de 2026

    A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...



Medalhas de ouro e bronze

03 de fevereiro de 2026

Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...



Iluminação precária é motivo de preocupação em praça no Parque das Laranjeiras

03 de fevereiro de 2026

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...



Centro de Referência do Idoso: Indicações pedem manutenção e contratação de profissionais

03 de fevereiro de 2026

O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...



‘CEI do Assédio’ inicia os trabalhos de 2026 na próxima segunda-feira (9)

03 de fevereiro de 2026

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...



Integrantes de Câmara Técnica do piso salarial de agentes de educação serão definidos na segunda (9)

03 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!