Notícias



Informações sobre limpeza urbana no Parque São Paulo são enviadas à Câmara

Vereadora Luna Meyer (PDT) recebeu esclarecimentos após requerimento, porém considera resposta insatisfatória

1003


Em resposta aos questionamentos apresentados pela vereadora Luna Meyer (PDT), por meio do Requerimento nº 484/2021, a Prefeitura de Araraquara encaminhou informações sobre a limpeza urbana em terrenos localizados na Avenida Rita Marques Sossai, no Parque São Paulo. Segundo a parlamentar, o problema de zeladoria na região está ocorrendo há mais de um ano.

 

O Executivo afirmou que a área mencionada recebeu manutenção de zeladoria, correspondente a roçada com trator mecanizado, em março de 2021 e remoção de resíduos despejados irregularmente em outubro, novembro e dezembro de 2020. No entanto, a parlamentar informa que não houve qualquer informação sobre outras datas referentes à roçada. Ela ainda considera insuficiente o intervalo da remoção de resíduos, visto que os seguidos acúmulos seguem incomodando a população. Além disso, as informações acerca do período de 2021 não foram prestadas, conforme solicitado em requerimento.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, quando há o lançamento irregular de resíduos de construção civil e volumosos em áreas públicas e privadas, o proprietário é notificado a fazer a manutenção do imóvel e cumulativamente é aplicada a penalidade de multa, conforme prevê a Lei nº 6.352/2005. Caso o terreno seja público, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos é oficializada para as devidas providências. “Infelizmente, existem diversas indicações no sistema da Câmara Municipal, desde o ano de 2013, sobre problemas naquele espaço. Sai gestão, entra gestão e o problema continua. Até porque, nesse caso, o órgão fiscalizador não multa a si mesmo”.

 

A parlamentar questionou o motivo de se manter a obstrução parcial da Rua Maria Brambilia Passos, que viabiliza o acesso ao bolsão. Em resposta foi informado que consta no histórico do processo que o local vinha sendo utilizado para descarte irregular de lixo, trazendo riscos à população daquela região, por isso não foi removido o fechamento do acesso. Porém, isso está fazendo com que todo o entorno seja alvo de descartes, independente dos bloqueios. “A postura da Prefeitura tem sido insuficiente. Seria muito mais produtivo e menos oneroso corrigir a iluminação pública e remover os entulhos, já que o bolsão fica no final da rua”, observou a vereadora.

 

Em relação à propriedade dos terrenos, a Prefeitura esclareceu que as áreas são municipais. Além disso, foi informado que não há um plano de ação para solucionar a problemática e nem um calendário regular de limpeza de áreas públicas, existindo ações regionalizadas de limpeza. Para Luna, a resposta foi insuficiente sobre como funcionam essas ações e a periodicidade das mesmas.

 

A vereadora solicitou ainda informações sobre o serviço de coleta seletiva na referida avenida. O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) informou que a coleta "porta a porta" é realizada pela Cooperativa Acácia, semanalmente na região, às sextas-feiras.

 

Para Luna, é preciso uma ação realmente efetiva do executivo com essa região. “Infelizmente a população na região se sente insatisfeita e desprestigiada. Precisarei fazer outro requerimento, pedindo ações mais efetivas, já que as que nos foram enviadas deixam claro que não há previsão de resolução. A população do Parque São Paulo merece mais. Eles já sofrem com isso desde 2013”, concluiu.


Publicado em: 27 de agosto de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara nomeia novo servidor para o cargo de consultor legislativo

05 de fevereiro de 2026

Na tarde desta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Araraquara nomeou Luan Henrique Bailly para o cargo de consultor legislativo. O novo servidor será integrado à equipe da Diretoria Legislativa...



Negocia Araraquara (Até 28/02)

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara prorrogou, até o dia 28 de fevereiro de 2026, o prazo de adesão ao programa Negocia Araraquara, iniciativa inédita voltada à regularização de débitos fiscais com o municí...



Semana dos Compositores

05 de fevereiro de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart mantêm abertos, até o próximo dia 13 de fevereiro, os editais da Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” e da Se...



3º Concurso de Marchinhas

05 de fevereiro de 2026

Neste domingo (8), Araraquara recebe o 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, a partir das 18h, na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro. O evento é gratuito e in...



Áreas de risco

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Chefia de Gabinete, da Defesa Civil Municipal e do Comitê Técnico de Redução de Risco de Desastre e Impactos Ambientais, em parceria com alunos do Curso de E...



Vacinação - dengue (05/02)

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara segue com a vacinação contra a dengue disponível no município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, como parte das ações de enfrentamento à doença. A imunização é...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!