Notícias



Informações sobre estoque de medicamentos são solicitadas à Prefeitura de Araraquara

Documento com diversos questionamentos foi encaminhado ao Executivo pela vereadora Maria Paula (PT)

Publicado por: Foto: Freepik

1280


Em documento encaminhado à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Maria Paula (PT) pede informações detalhadas sobre o estoque de medicamentos da rede municipal de saúde, a política de reposição e contratos permanentes de fornecimento.

 

De acordo com a parlamentar, o fornecimento regular de medicamentos é um elemento central da política pública de saúde e condição indispensável para a continuidade de tratamentos médicos.

 

Maria Paula solicita a relação completa e atualizada de todos os medicamentos padronizados pela rede municipal de saúde, detalhando nome do medicamento, apresentação e dosagem, indicação terapêutica, nível de atenção a que se destinam (atenção básica, especializada, hospitalar ou programas específicos).

 

Pede também demonstrativo do estoque atual de cada medicamento, indicando quantidade disponível, estimativa de consumo médio mensal e tempo estimado de cobertura do estoque existente.

 

A vereadora requer ainda identificação expressa dos medicamentos que se encontram em falta total, em estoque crítico e com fornecimento intermitente nos últimos 12 meses, indicando, quando possível, os períodos de desabastecimento e as unidades afetadas.

 

No documento, a parlamentar ainda solicita:

 

- Descrição minuciosa da política e da periodicidade de reposição de medicamentos, esclarecendo se há cronograma regular de reposição, quais setores são responsáveis pelo monitoramento dos estoques, quais sistemas ou instrumentos de controle são utilizados, e quais parâmetros técnicos orientam a definição de quantitativos e prazos;

- Informações completas sobre os contratos permanentes, atas de registro de preços ou outros instrumentos administrativos vigentes para aquisição de medicamentos, detalhando modalidade de contratação, número do processo administrativo, empresas contratadas, vigência, valores contratados e executados, e medicamentos abrangidos por cada contrato;

- Esclarecimento sobre a existência de compras emergenciais realizadas nos últimos 12 meses, indicando medicamentos adquiridos, valores, justificativas apresentadas, impacto dessas aquisições no orçamento da saúde;

- Indicação das principais dificuldades enfrentadas pelo Município no processo de aquisição e reposição de medicamentos, tais como falhas em processos licitatórios, inadimplemento ou atraso por parte de fornecedores, problemas logísticos, e limitações orçamentárias ou financeiras;

- Informação sobre eventuais ações judiciais, recomendações de órgãos de controle ou apontamentos do Tribunal de Contas relacionados ao fornecimento de medicamentos no Município;

- Detalhamento das medidas administrativas adotadas ou planejadas para prevenir o desabastecimento, garantir previsibilidade no fornecimento e assegurar o atendimento contínuo aos usuários do Sistema Único de Saúde no âmbito municipal.

 

Maria Paula reforça que as informações solicitadas são fundamentais para o pleno exercício da função fiscalizatória do Poder Legislativo, para a avaliação da efetividade da política municipal de saúde e para a adoção de medidas corretivas que assegurem o direito constitucional à saúde da população.


Publicado em: 13 de fevereiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!