Notícias



Informações sobre a Santa Casa de Araraquara são solicitadas em requerimentos

Documentos do vereador Balda (Novo) questionam detalhes sobre contratos e convênios do hospital e sobre obras de reforma e ampliação do prédio

1465


Dois requerimentos de autoria do vereador Balda (Novo) solicitam informações sobre o funcionamento da Santa Casa de Araraquara.

Um dos documentos questiona:

  • A existência de contratos ou convênios vigentes entre a Santa Casa e empresas privadas ou públicas para a prestação de serviços de saúde, com solicitação de cópias dos contratos, caso existam;
  • Quem é responsável pela gerência e gestão de serviços e pessoal na área da saúde, além da administração das ações e serviços, e se há terceirização dessas funções;
  • O número de funcionários concursados do hospital, com a especificação de cargos e funções.

“Uma das nossas principais preocupações é entender como se dão os contratos e convênios entre a Santa Casa e empresas privadas. Queremos saber se existem contratos vigentes, quais empresas estão envolvidas, quais são os valores e, principalmente, se tudo está sendo feito dentro das normas legais e dos princípios do SUS”, afirma Balda.

O outro requerimento busca informações sobre as obras de reforma e ampliação do prédio da Santa Casa, incluindo:

  • A relação de todas as compras diretas realizadas pela Santa Casa desde o início da reforma e ampliação em questão;
  • Se é realizada a estimativa de despesa;
  • Quem são os agentes de contratação ou se existe comissão de contratação na Santa Casa;
  • Qual órgão é responsável pela governança das contratações e licitações de serviços e compra de materiais;
  • Se ocorreu a implementação de processos e estruturas necessários para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos;
  • Quais as medidas tomadas pela gestão administrativa da Santa Casa no sentido de atender o interesse público nas contratações (serviços/bens), de modo a reduzir a vulnerabilidade de seus processos à corrupção;
  • Quais os procedimentos adotados para prevenir a violação dos padrões de integridade na contratação de serviços ou aquisição de bens;
  • Quais são as diretrizes adotadas pela Santa Casa para realização de compras, obras, serviços de engenharia e serviços em geral, além de especificar quais as modalidades de licitação utilizadas;
  • Se, nos casos de dispensa de licitação (contratação direta), eles foram precedidos de previsão em Plano de Contratações Anual (PCA);
  • Se são realizados Estudo Técnico Preliminar (ETP), termo de referência (TR) e projeto básico (PB), nos quais são definidos elementos como a necessidade da contratação, os requisitos da contratação, a forma de seleção do fornecedor, o modelo de execução do objeto e o modelo de gestão do futuro contrato;
  • Se as dispensas de licitação por valor são precedidas de divulgação de aviso em sítio eletrônico oficial, pelo prazo mínimo de três dias úteis, com a especificação do objeto pretendido e com a manifestação de interesse da Administração em obter propostas adicionais de eventuais interessados.

“A reforma e a ampliação da Santa Casa são custeadas com verbas públicas, o que significa que devem obedecer às regras da Lei de Licitações, garantindo a correta aplicação dos recursos. Nosso requerimento busca informações sobre como essas contratações foram realizadas e se houve respeito aos princípios legais. A fiscalização dos gastos públicos é um direito da população e um dever nosso, como representantes do povo”, explica o vereador.


Publicado em: 31 de janeiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Secretaria da Saúde apresenta prestação de contas na segunda-feira (29)

22 de setembro de 2025

Na próxima segunda-feira (29), às 15 horas, a Secretaria da Saúde realiza a segunda prestação de contas do ano.   Em Audiência Pública no Plenário da Câmara, a pasta exibe informações sobre ativi...



Repasses para Fundesport no primeiro semestre correspondem a quase 18% do orçamento previsto

22 de setembro de 2025

Entre fevereiro e junho deste ano, R$ 1.675.000 foram repassados pela Prefeitura para a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport). A informação foi obtida a partir de re...



Áreas degradadas ao redor de rio são constantemente mapeadas, aponta documento

22 de setembro de 2025

A vereadora Fabi Virgílio (PT) questionou a Prefeitura sobre as condições dos recursos hídricos do município, solicitando cópia de estudos técnicos e documentação atualizada sobre o assunto. O pedi...



Indicação atendida deve trazer mais segurança a trânsito da Maurício Galli

22 de setembro de 2025

O vereador Aluisio Boi (MDB) encaminhou ao Executivo uma Indicação sugerindo estudos para a possibilidade de instalação de redutor de velocidade (lombada) na Rua Maurício Galli, no cruzamento com a...



FIDA 2025 foi inicialmente cancelado por ‘Impossibilidade financeira’, diz Secretaria de Cultura

22 de setembro de 2025

A 25ª edição do Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA) foi cancelada por conta de uma impossibilidade financeira, confirmou a Secretaria de Cultura em resposta ao Requerimento nº 1263...



Restaurante Popular ‘Bom Prato’ precisa de reforço na segurança

22 de setembro de 2025

A necessidade de reforçar a segurança no Restaurante Popular “Bom Prato”, localizado na avenida 22 de Agosto, na Vila Xavier, foi apontada na Indicação nº 4356/2025, enviada pelo vereador Coronel P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!