Notícias



Indicações sugerem nomeação de ruas e avenidas no município

Vereadora Filipa Brunelli (PT) sugeriu nomeação de novos logradouros para homenagear figuras históricas, símbolos da luta contra discriminação no país

1270


A vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou no dia 28 de janeiro a Indicação nº 633/2022 sugerindo à Prefeitura que o próximo logradouro disponível seja nomeado como Amanda Marfree. “Considerando os princípios de Yogyakarta, todas as pessoas têm o direito de desfrutar de todos os direitos humanos, livres de discriminação por sua orientação sexual ou identidade de gênero; todos e todas têm direito à igualdade perante à lei e à proteção da lei sem qualquer discriminação, seja ou não também afetado o gozo de outro direito humano”, afirma a parlamentar.

 

Filipa alega que a discriminação baseada na orientação sexual ou identidade de gênero pode ser, e comumente é, agravada por discriminação decorrente de outras circunstâncias, inclusive aquelas relacionadas ao gênero, raça, idade, religião, necessidades especiais, situação de saúde e status econômico.

 

“Homenagear a figura de Amanda Marfree, educadora que viveu e lutou contra o preconceito e a discriminação é uma forma de firmar o compromisso do município e desta Casa Legislativa com uma agenda nacional e internacional antidiscriminatória”, argumenta a vereadora.

 

Também foi protocolada a Indicação nº 635/2022 sugerindo o nome de Carolina Maria de Jesus, “uma das mais importantes e celebradas vozes negras na literatura nacional. Foi lavradora e empregada doméstica, e depois trabalhou como catadora de papel. Deslocando-se do lugar social historicamente determinado às mulheres negras, empreendeu uma vida dedicada à escrita. Referência negra na literatura brasileira, é reconhecida por sua obra ‘Quarto de despejo: diário de uma favelada’, publicada pela primeira vez em 1960”.

 

“Homenagear o legado e a memória de Carolina é fundamental para representar o compromisso do município com o combate ao epistemicídio, ao racismo científico e religioso, produzindo novo debate sobre a formação das subjetividades e identidades de meninos e meninas negras na cidade”, conclui a parlamentar.

 

Na Indicação nº 636/2022, Filipa sugere que o nome de João W. Nery seja dado a rua ou avenida disponível. Para a vereadora, “homenagear a figura de Nery, psicólogo, escritor brasileiro e ativista que dedicou sua vida à luta antidiscriminação no país é uma forma de firmar o compromisso do município e da Casa Legislativa com uma agenda nacional e internacional”.

 

A Indicação nº 637/2022 sugere homenagear a figura de Laura Vermont, assassinada em 20 junho de 2015 por ato de discriminação na cidade de São Paulo.

 

A parlamentar também sugeriu como nome de logradouro, Mãe Stella de Oxóssi, a quinta Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador, escritora e colunista do jornal “A Tarde”, autora de diversos livros e integrante da Academia Baiana de Letras. Ela recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) em 2009. “Sua importância para a luta do povo negro e da memória e cultura das religiões de matriz africana é imensurável. A presente indicação faz jus ao Estatuto da Igualdade Racial e busca valorizar, homenagear e enaltecer a figura de Mãe Stella de Oxossi, tão importante para os cultos de matriz africana e para os negros e negras do Brasil como um todo”, alega Filipa.

 

Na Indicação nº 640/2022, a vereadora sugere homenagear Thereza de Benguela, ou Rainha Tereza como costumava ser chamada, que viveu no século XVIII e foi uma mulher negra e líder do Quilombo do Piolho, também conhecido como Quilombo do Quariterê, que se localizava entre o rio Guaporé e a atual cidade de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso.

 

Tereza comandou a estrutura política, econômica e administrativa do Quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou resgatadas das vilas próximas. “Por sua liderança e relevância histórica e para a população negra, de modo geral, homenagear e honrar a figura de Tereza de Benguela é fundamental para firmar o compromisso antirracista no espaço público do município”, afirma a parlamentar.

 

Também foi sugerido por Filipa, por meio da Indicação nº 641/2022, que seja nomeado logradouro disponível com nome de Tibira do Maranhão, indígena tupinambá brasileiro executado em 1614 por LGBTfobia. Segundo a vereadora, homenagear figuras indígenas históricas “é fundamental para demarcarmos sua relevância para a construção de nosso país”.

 

“Essa pluralidade de povos foi e segue sendo vítima de um projeto de extermínio, apagamento e epistemicídio. Ante esse cenário, é imprescindível exaltar personalidades que lutaram por sua coletividade e resistiram ao violento processo de colonização”, completa a vereadora.


Publicado em: 04 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prevenção da ludopatia depende de políticas públicas específicas e investimento, explica pesquisador

13 de novembro de 2025

A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...



Regularização (até 15/12)

13 de novembro de 2025

A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...



Vestibular Fatec (14/11)

13 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...



Selo Ouro (13/11)

13 de novembro de 2025

Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...



Seleção de agricultores (13/11)

13 de novembro de 2025

Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...



Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!