863
Na tarde de sexta-feira (20), foi inaugurado, em solenidade realizada pelo Executivo no Centro de Artes e Esportes Unificados "Vereadora Deodata Leopoldina Toledo do Amaral" (CEU das Artes), no Jardim São Rafael, o programa intitulado “Colhendo Dignidade”, que cria hortas comunitárias para produção de hortifrútis, que serão distribuídos entre famílias das seis regiões do Programa “Territórios em Rede”: Valle Verde, Parque São Paulo, Hortênsias, Cecap/Oitis, Cruzeiro do Sul e São Rafael.
O projeto da Prefeitura foi indicação do vereador e vice-presidente Edio Lopes (PT). Para Edio, “as hortas comunitárias são capazes de promover integração entre a comunidade, além de garantir dignidade a essas pessoas que poderão comer alimentos de qualidade, sem agrotóxicos”. A representante do Coletivo da Horta Steyce Chaves também entende a iniciativa como importante para a comunidade. “Esse projeto será fundamental para unir as pessoas daqui, para praticarmos a coletividade.”
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, o programa vai ao encontro das necessidades da população. “São projetos como esse que fortalecem a família e o ser humano, para que ele não precise romper consigo mesmo.”
O São Rafael foi a primeira região a receber as mudas para plantio, mas a expectativa é de que, nos próximos meses, ocorra a plantação nos demais territórios. A execução do programa é uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da coordenadoria de Segurança Alimentar, e o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), responsável por prover os recursos financeiros.
Ao final do evento, Edinho agradeceu os participantes e reiterou que, no futuro, a iniciativa pode ser fonte de renda. “Eu espero que a comunidade se organize, esteja presente nesse projeto. Eu acredito que, daqui a um tempo, será possível a criação de uma cooperativa que irá garantir renda a essa comunidade. Eu penso que a economia criativa e solidária pode transformar realidades”, frisou.
Estiveram presentes a secretária da Saúde, Eliana Honain, o vice-presidente e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, o superintendente do Daae, Donizete Simeoni, o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazzeta, a coordenadora de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, o coordenador de políticas de promoção da igualdade racial, Luiz Fernando Costa, além da gestora do projeto, Enedina Andrade e moradores do bairro.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita. A abertura fica por conta...
A Prefeitura fecha nesta quinta-feira (1º), no feriado do Dia do Trabalho, e retoma o atendimento na próxima segunda-feira (5). Os Postos de Atendimento da Prefeitura na Vila Xavier, no Selmi Dei e...
Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...
Com o propósito de solicitar informações mais detalhadas acerca da adesão e impacto no município do Imposto Predial e Territorial Urbano Verde (IPTU Verde) de Araraquara, o vereador Guilherme Bianc...
Depois de se reunir com Marcelo Cristiano, presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Parque Alvorada e Vila Standard, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republica...
Em documento enviado à Prefeitura, no fim de fevereiro deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) requisitou informações sobre a contratação temporária de 102 educadores infantis para atuarem e...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.