Notícias



Guarda Civil tem previsão de receber quatro veículos e realizar concurso público

Vereadora Luna Meyer (PDT) questionou a Prefeitura sobre a nova sede do órgão

Publicado por: Foto: ACidadeON Araraquara

2869


No fim de setembro deste ano, a vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou um requerimento, solicitando ao Executivo informações referentes à sede da Guarda Civil Municipal (GCM). No documento, a parlamentar considerou o papel da GCM em garantir a segurança e a ordem pública em Araraquara. “De acordo com os relatos da população, há a necessidade de uma nova base para a Guarda Civil Municipal, visando ao melhor atendimento e resposta às demandas de segurança”, completou Luna.

Em resposta, o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, afirmou que não há definição sobre a nova sede da GCM. “A escolha do local deverá se pautar pelo interesse público, segundo os princípios que regem a administração pública”, afirmou o gestor.

O coronel afirmou ainda que não há um projeto arquitetônico para a nova sede. Quanto ao orçamento previsto para a construção e manutenção da nova base, questionamento realizado por Luna, ele disse que “não há orçamento previsto, pois esse cálculo dependerá do valor apurado na venda do espaço público atualmente ocupado pela GCM”.

Em relação ao cronograma previsto para o início e conclusão das obras da nova base e como isso irá impactar a logística e operação da Guarda Civil Municipal, não há no momento previsão de tais parcerias ou outros mecanismos de financiamento, segundo o secretário.

“A GCM estará recebendo, conforme processos administrativos em andamento, quatro novos veículos, sendo três provenientes de recursos de emendas parlamentares e um através de recursos próprios, no entanto, tais investimentos têm previsão de entrega muito antes de eventual mudança da nova sede”, adiantou.

Ainda de acordo com a pasta, a previsão de aumento do efetivo da GCM não está atrelada à mudança ou não para uma nova sede e está em andamento um concurso público para a contratação de novos profissionais.

"A Guarda Civil Municipal é um patrimônio importante para a cidade e a segurança da população. É necessário que seja devidamente equipada e estruturada para desempenhar plenamente seu papel. Alguns locais cogitados para a nova sede encontram-se bastante distantes, o que dificultaria a logística de atendimento às ocorrências. Esperamos que o Executivo escolha uma localização centralizada e funcional. Continuarei acompanhando de perto para garantir os reforços e investimentos que a GCM merece e necessita", concluiu a vereadora.


Publicado em: 23 de outubro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Em segundo turno, Câmara aprova realização de sessões do Legislativo nos bairros

04 de fevereiro de 2026

Durante a 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram em segundo turno o Substitutivo nº 2 à Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1...



Vereadores aprovam Banco de Ração e Utensílios para Animais

04 de fevereiro de 2026

Durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui em Araraquara o Banco de Ração e Utensílios para Animais, com o objetivo de capta...



Condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa são alvo de questionamentos

04 de fevereiro de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento e as condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa...



Quiosques da passarela ‘Orival Ramalho’ são foco de Requerimento

04 de fevereiro de 2026

Um Requerimento enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre os quiosques instalados na passarela “Orival Ramalho”,...



Prazo final (04/02)

04 de fevereiro de 2026

Nesta quarta-feira (04), termina o prazo para inscrições no edital da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart destinado à contratação de projetos de Oficinas Culturais Municipais para 2026. Ar...



‘Química Verde’ (09/02)

04 de fevereiro de 2026

O Centro de Ciências de Araraquara (CCA) do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em parceria com o Museu Catavento, inaugura no dia 9 de fevereiro de 2026, das 15h às 17h, a exposição “Química Verde...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!