Notícias



Frente Parlamentar repudia episódios racistas na Câmara e no metrô de São Paulo

Moção de Repúdio é assinada pela vereadora Thainara Faria (PT) e pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (PSDB)

1501


Diante dos atos e falas racistas ocorridos na Câmara Municipal de São Paulo e no metrô paulistano, nos dias 02 e 03 de maio, e amplamente repercutidos pela mídia, a Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara emitiu nota oficial, em que repudia os acontecimentos. Após apreciação na Sessão Ordinária de 10 de maio, a Moção de Repúdio será encaminhada à Casa Legislativa da capital paulista.

 

Além da vereadora Thainara Faria (PT) e dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (PSDB), que integram a Frente Parlamentar, a nota é assinada também pelo Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e pelo Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir). “Esta junta propõe e apoia a abertura de um processo junto à Comissão de Ética da Câmara Municipal de São Paulo, para que as providências legais sejam tomadas”, frisam.

 

No documento, os parlamentares relatam os episódios que provocaram indignação e protestos contra manifestações racistas em São Paulo. No dia 2 de maio, uma funcionária do Consulado Húngaro insultou uma mulher negra em um vagão do metrô, dizendo que seu cabelo poderia transmitir doença. Ela teve que sair da estação escoltada por seguranças e pela polícia.

 

Já no dia 3 de maio, o vereador do PSB Camilo Cristófaro, da Câmara Municipal de São Paulo, voltou a ser acusado de racismo por um comentário feito durante uma videoconferência, quando seu microfone estava aberto: “Não lava nem a calçada. Coisa de preto, né?”. Em 2019, também durante uma sessão da Câmara, Camilo Cristófaro chamou o vereador Fernando Holiday, que na época era do DEM e é negro, de "macaco de auditório que só quer aparecer”.

 

Em nota, a Frente Parlamentar frisa que qualquer frase, palavra, ato e manifestação de cunho racista, seja por qualquer meio, não podem ser admitidos e precisam ser noticiados à autoridade policial. Os vereadores reforçam que Araraquara possui uma rede de proteção e apoio que ampara social e juridicamente pessoas vítimas de ataques racistas.

 

“Consciência e ação devem pautar os trabalhos dessa Frente Parlamentar que demarcará, na Câmara de Araraquara, um trabalho combativo, sem admitir nenhum retrocesso contra os direitos da população negra, com o objetivo de eliminar o racismo estrutural e institucional historicamente presente na sociedade”, concluem.


Publicado em: 10 de maio de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prevenção da ludopatia depende de políticas públicas específicas e investimento, explica pesquisador

13 de novembro de 2025

A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...



Regularização (até 15/12)

13 de novembro de 2025

A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...



Vestibular Fatec (14/11)

13 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...



Selo Ouro (13/11)

13 de novembro de 2025

Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...



Seleção de agricultores (13/11)

13 de novembro de 2025

Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...



Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!