1838
O relatório final dos trabalhos da Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar de Direito à Cidade” foi apresentado e aprovado na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira (26). O texto foi lido pela presidenta da frente parlamentar, Fabi Virgílio (PT).
Também integraram a comissão a vereadora Filipa Brunelli (PT) e o vereador Marcos Garrido (Patriota). O grupo de estudos, que atuou no período entre 2021 e 2023, buscou estimular ações para o respeito à diversidade, ao convívio e à tolerância.
Fabi explicou que a frente parlamentar foi um “importante instrumento propositivo que tem como objetivo promover uma cidade acessível a todos os cidadãos de todas as regiões da cidade”.
Quatro projetos de lei originados na frente parlamentar foram aprovados pela Câmara: a permissão para instalação e uso de parklets/vaga viva; a proibição de emprego e manutenção de técnicas construtivas hostis em espaços livres de uso público; o tombamento provisório do patrimônio ambiental Floresta Paludosa (Jardim Ipanema); e o tombamento provisório do patrimônio ambiental da Floresta de Angicos Pretos (no entorno do Cemitério dos Britos).
A comissão realizou seis reuniões em 2021, cinco em 2022 e três em 2023. Foram feitas também três mesas redondas (“A cidade é de todos?”, “A felicidade no desenvolvimento da cidade é possível” e “20 anos de Estatuto da Cidade”).
A frente parlamentar ainda organizou sete audiências públicas e enviou oito indicações e dois requerimentos para a Prefeitura, além de outras ações.
“Ter por três anos uma frente aguerrida, que oportunizou a participação popular, que foi de extrema importância para que pudéssemos entender, perceber, discutir e fazer acontecer ideias, projetos e ações lindas, foi de um enriquecimento valioso para a nossa cidade. Colaboramos para que a nossa amada e querida Morada do Sol evoluísse um pouquinho mais, e isso é sensacional. Minha gratidão a todos os que participaram”, afirmou Fabi.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dentro da programação da 3ª edição da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Antônio Luis Marchioni – Padre Ticão”, o Plenarinho da Câmara recebeu o minicurso Cannabis Medicinal na tar...
A Câmara de Araraquara realiza nesta terça-feira (29), às 15 horas, no Plenário, a 15ª Sessão Ordinária da atual legislatura. A Ordem do Dia consta com um item, de autoria da Prefeitura, para ser d...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart divulgaram um novo edital para o desenvolvimento da “Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Araraquara”, por meio da Política Nacional de Cul...
A festa do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, acontecerá na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte, com entrada gratuita e programação musical diversificada. Serão cinco a...
A Prefeitura apresentou informações sobre a contratação de empresas terceirizadas para o serviço de transporte escolar em Araraquara. Os dados foram enviados em resposta a um requerimento da veread...
Há mais de dez anos falta pavimentação na Rua Alessio Santini, no trecho entre as avenidas Professor Gustavo Fleury Chamillot e Apparecido de Camargo, gerando problemas de segurança e mobilidade ur...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.