Notícias



Frente Parlamentar Antirracista realiza segunda reunião

Comissão Especial de Estudos é composta pelos vereadores Thainara Faria (PT), João Clemente (PSDB) e Guilherme Bianco (PCdoB)

3382


Na tarde da quarta-feira (21), aconteceu o segundo encontro da Comissão Especial de Estudos denominada Frente Parlamentar Antirracista. Estiveram presentes os membros da comissão – a presidente, Thainara Faria (PT), João Clemente (PSDB) e Guilherme Bianco (PCdoB) –, além dos convidados Alessandra Laurindo, coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais do município, e Fábio Mahal, presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir).

 

Os participantes da reunião analisaram a audiência pública realizada para apresentação da comissão, apresentaram propostas de trabalho da Frente Parlamentar e discutiram a necessidade de unir forças entre setores privado e público, para prospectar avanços na temática.

 

Para Thainara, a audiência foi proveitosa e importante, alertando para a insuficiência de proposituras advindas da população. A parlamentar também destacou a ação do presidente da Casa de Leis, vereador Aluísio Boi (MDB), em relação ao Parecer nº 208/2021, que altera a Resolução nº 424, de 29 de setembro de 2015, de modo a assegurar aos estudantes negros o percentual de 20% das vagas de estágio oferecidas pela Câmara Municipal de Araraquara e eliminar a expressão “portador de deficiência” do texto normativo.

 

“Precisamos construir políticas efetivas, reais e assertivas, explorando todas as esferas e buscando parcerias. A Frente deve avaliar os avanços já percorridos pelo município e pelo país para que as ações propostas sejam duradouras e efetivas”, reforçou.

 

Bianco propôs o fomento de políticas públicas transversais, com “fôlego” para a execução, e que a Frente pense na devolutiva financeira e anual que a Câmara entrega à Prefeitura para estruturar políticas com orçamento da Casa de Leis, entendendo que investimento financeiro é prioridade para tal ação.

 

Para o vereador, a Frente poderia organizar um encontro de cotistas do município para dialogar e ouvir demandas, como permanência estudantil, prospecção de trabalho, vivências, pós-graduação, entre outros. “A Escola do Legislativo (EL) estará em conjunto com a Frente”, garantiu, como presidente da EL.

 

Clemente enfatizou a importância da busca de outras ferramentas de escuta para poder ouvir e prospectar políticas públicas que realmente cuidem da população. “Reformulação do que hoje conhecemos como Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, órgão do poder público municipal que está vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, entendendo como urgente uma cadeira no Executivo para tal dispositivo”, sugeriu, destacando como importante a leitura de um documento construído pelo Comcedir, no ano de 2016, para tê-lo como norte para as ações da Comissão.

 

“Seria de extrema importância um estudo sobre o selo racial, para que as etapas de aquisição sejam divulgadas e compreendidas e, no que tange a um mercado de trabalho mais equânime e diverso, é preciso um esforço das mais diversas esferas públicas e privadas”, completou.

 

Alessandra trouxe como urgente a existência de um profissional alocado nas escolas com condições reais de fazer cumprir as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. “São muito importantes, para que as ações pensadas por esta Frente se tornem efetivas e reais, reuniões com as secretarias que compõem o município, assim como as lideranças dos bairros”, entende.

 

Já Mahal avaliou como pioneira a ação da Comissão e destacou que o Legislativo precisa movimentar estruturas e não só depender das ações realizadas por grupos sociais e voluntariados. “É de imenso valor a interação de diversos partidos para que ocorra uma real pluralidade de ideias e ações”, finalizou.

 

Ao término da discussão, ficou definido que cada parlamentar deverá construir um compilado de proposituras, para que a Frente possa iniciar suas ações. Com as ideias compiladas, o próximo encontro se dará para a construção de um calendário, assim como a divisão de tarefas. Também decidiu-se como interessante uma reunião com as secretarias municipais.

 

O próximo encontro da Frente está previsto para o dia 4 de agosto, uma quarta-feira, às 17 horas.


Publicado em: 22 de julho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!