Notícias



Formatura do Proerd reúne 650 estudantes no Sesc Araraquara

Presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), representou a Câmara em evento realizado nesta sexta-feira (27)

1535


A Câmara participou da cerimônia de entrega de certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada na tarde desta sexta-feira (27), no ginásio do Sesc.

 

O evento reuniu alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Araraquara, que participaram das atividades do Proerd coordenadas pelo instrutor, cabo PM Marcos Gois, no primeiro semestre de 2025. Nesta edição, oito instituições de ensino receberam a equipe do programa, que há mais de 30 anos desenvolve ações preventivas contra o uso de drogas na cidade.

 

Após as falas iniciais, Juliana Generoso da Silva, da Escola Estadual (EE) “Narciso da Silva César”, e Mayara Fernandes da Silva, do Colégio Objetivo Júnior, leram suas redações, que foram escolhidas como destaques entre os textos produzidos durante o projeto. Em seguida, um aluno de cada turma recebeu o diploma, representando os colegas formandos.

 

Durante os discursos das autoridades, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos) ressaltou a importância desse trabalho, que, além da polícia, envolve ainda professores, pais e toda a comunidade em busca de um futuro mais seguro e melhor para todos.

 

“Ver tantos jovens hoje aqui, com brilho nos olhos e esperança no coração, é a prova de que investir na educação preventiva é o caminho certo para transformarmos nossa sociedade. Que esta formatura seja lembrada como o início de uma trajetória de escolhas conscientes”, declarou o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

 

Ao final da cerimônia, alunos das escolas estaduais “Antonio Joaquim de Carvalho”, “Florestano Libutti”, “Deputado Leonardo Barbieri”, “Luiza Rolfsen Petrilli”, “Narciso da Silva César”, e dos colégios particulares Educativa, Interativo e Objetivo Júnior fizeram o juramento e, na sequência, cantaram e dançaram a Canção do Proerd.

 

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Adalberto José Ferreira, representando o Executivo; o coordenador operacional do 13º BPMI, major PM Emerson Vieira Coelho e o comandante da 1ª Cia do 13º BPMI, capitão PM Richard Braga de Oliveira Tonn.

 

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes comecem o uso dessas substâncias. A iniciativa surgiu em 1983, na Califórnia (Estados Unidos), e foi batizada de Dare, iniciais de “Drug abuse resistance education”, que em tradução livre para o português significa “educação para a resistência ao abuso de drogas”.

 

A ação se espalhou por todos os estados americanos e, em seguida, para mais de 40 países. No Brasil, foi introduzida com o apoio do Dare Internacional, recebeu o nome de Proerd e, atualmente, está presente no estado de São Paulo e outras unidades da federação.

 

As atividades são realizadas em escolas públicas e privadas, mostrando aos estudantes como se manterem longe das drogas, evitarem a violência e resistirem às pressões diretas ou indiretas.


Publicado em: 27 de junho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!