479
Na Sessão Ordinária do dia 17 de agosto de 2021, foi aprovado o Projeto de Lei nº 173/2021, de iniciativa do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), obrigando agências bancárias a fornecerem cadeiras de rodas às pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física com dificuldade de locomoção.
O objetivo do parlamentar era propiciar a esse público o adequado acesso às agências bancárias, considerando que, frequentemente, é possível presenciar familiares conduzindo-os de forma precária ao interior das mesmas.
Em busca de informações sobre o cumprimento da Lei nº 10.292, resultante do projeto, Assis encaminhou à Prefeitura, no dia 15 de dezembro, o Requerimento nº 1.171/2021.
“A lei foi publicada em 18 de agosto de 2021 e entrou em vigor 30 dias depois. Constatamos, em algumas agências bancárias da cidade, que a referida lei não está sendo cumprida”, afirmou o vereador.
O parlamentar indagou como e por quem estaria sendo feita a fiscalização do cumprimento da lei, e quantas multas por infração ao disposto na lei foram aplicadas.
Em resposta, a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, informou que a fiscalização da referida lei é prerrogativa do Procon Municipal, órgão que vem trabalhando para a implementação do ato fiscalizatório, com introdução da multa no sistema e treinamento dos fiscais para sua correta aplicação, sendo possível seu início em fevereiro de 2022.
“Por estar nesse processo, ainda não há multas correspondentes ao não cumprimento da lei”, finaliza a secretária.
De acordo com o vereador Lineu Carlos de Assis, “é lamentável o descaso na fiscalização da lei, que já está em vigor há quase cinco meses, pois o Procon deveria cumprir seu papel de fiscalizador desde o início, visto que essa é uma lei importante que promove o conforto e segurança no acesso das pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física com dificuldade de locomoção a estes espaços”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Há mais de dez anos falta pavimentação na Rua Alessio Santini, no trecho entre as Avenidas Professor Gustavo Fleury Chamillot e Apparecido de Camargo, gerando problemas de segurança e mobilidade ur...
As inscrições para o curso gratuito de Construtor de Alvenaria, em parceria com o Senai, foram prorrogadas até o dia 4 de maio, véspera do início das aulas. Para garantir a vaga, os interessados de...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart divulgaram um novo edital para o desenvolvimento da “Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Araraquara”, por meio da Política Nacional de Cul...
O vereador Emanoel Sponton (Progressistas) renunciou oficialmente ao cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, do qual estava afastado temporariamente desde o dia 7 de abril. A...
Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara na noite de quinta-feira (24) reuniu um balanço das políticas de proteção aos animais em Araraquara e sugestões de melhorias no atendimento. In...
Música Em “Feminas no espelho – uma homenagem a Cátia de França”, a banda ReoJuliaDoppio reinterpreta as clássicas canções de Cátia de França, estabelecendo um diálogo com a obra autoral de Julia...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.