Publicado por: Foto: Site da Prefeitura de Araraquara
1485
O vereador e primeiro secretário do Legislativo, Rafael de Angeli (PSDB), preocupado com o caminhar das reformas em unidades escolares de Araraquara, protocolou o Requerimento nº 121/2022, questionando o prazo para conclusão das obras.
Rafael explanou que muitas escolas municipais estão sendo reformadas por meio do Orçamento Participativo (OP), mas que diversas dessas obras têm atrasado para serem finalizadas, enquanto outras nem foram iniciadas.
Com esse problema na organização, Angeli argumentou que estudantes têm que ser realocados em imóveis temporários, muitas vezes longe de suas escolas de origem, dificultando sua presença nas aulas.
O parlamentar afirmou ainda que muitas escolas estão apresentando atraso no retorno das aulas, uma vez que as unidades não ficaram prontas a tempo e/ou os locais locados precisaram de grandes intervenções para adequações.
Sendo assim, o vereador perguntou à Prefeitura quais são as unidades de educação municipais que estão em reforma; quais têm o início das obras previstas para o primeiro semestre de 2022; e quais tiveram ou terão que realocar alunos, total ou parcialmente.
Sobre os locais alugados, perguntou quais são, solicitando contratos de aluguel, proprietários e valores mensais, e como foram escolhidos; quais necessitavam ou necessitarão de adequações estruturais e os valores investidos para elas; quais foram planejados para a recepção adequada dos alunos; e quais fatores esses imóveis devem atender para cada faixa etária.
Questionou também se, caso o imóvel alugado esteja fora do raio da unidade escolar que está substituindo, é oferecido algum transporte para os estudantes; e se, em caso negativo, qual é a opção oferecida às famílias que não têm condições de se locomoverem até o novo local.
Para Angeli, a educação é um forte pilar no gerenciamento de uma cidade. “Nosso mandato sempre está fiscalizando a educação em Araraquara, pois acreditamos que investir nela é sempre o primeiro passo para um município melhor para todos”, e completa que "quanto às reformas, precisamos que essas melhorias nas escolas sejam realizadas o quanto antes, sendo necessário planejamento e adequação dos alunos em locais que não dificultem o acesso e que estejam preparados para recebê-los”, explica e finaliza o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura de Araraquara prorrogou, até o dia 28 de fevereiro de 2026, o prazo de adesão ao programa Negocia Araraquara, iniciativa inédita voltada à regularização de débitos fiscais com o municí...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart mantêm abertos, até o próximo dia 13 de fevereiro, os editais da Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” e da Se...
Neste domingo (8), Araraquara recebe o 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, a partir das 18h, na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro. O evento é gratuito e in...
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Chefia de Gabinete, da Defesa Civil Municipal e do Comitê Técnico de Redução de Risco de Desastre e Impactos Ambientais, em parceria com alunos do Curso de E...
A Prefeitura de Araraquara segue com a vacinação contra a dengue disponível no município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, como parte das ações de enfrentamento à doença. A imunização é...
Com previsão de implementação de dispositivos eletrônicos de segurança nas unidades básicas de saúde, como o botão do pânico, o Programa Municipal de Proteção e Segurança para os Profissionais da S...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.