259
A graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Unesp Araraquara está em andamento sem instalações próprias desde 2013. No entanto, a partir da última segunda-feira (23), a realidade será outra, isso por causa da inauguração do novo prédio do curso na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/Unesp), com infraestrutura adequada às demandas do ensino universitário.
A construção de 400m² possui vários laboratórios e uma mini usina para a realização de aulas práticas e 12 docentes e seis técnicos administrativos foram contratados para trabalhar no local. Os recursos financeiros da obra vieram de uma parceria entre o Governo estadual e a Universidade.
"Esse prédio é resultado do trabalho de muita gente e ampliará a atuação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas nas áreas de pesquisa, ensino e extensão", afirmou Cleópatra da Silva Planeta, ex-diretora da FCF e atual pró-reitora de extensão da Unesp.
O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), lembrou que a primeira turma da graduação está no quarto ano de curso e destacou: “A área de bioprocessos e biotecnologia completa a formação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, com foco na produção de fármacos. É um curso inovador, e o novo prédio é muito benéfico para os alunos”.
O reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, ressaltou o fato de a participação do Brasil na produção de fármacos não ser tão robusta e afirmou: “Uma forma de fomentar o desenvolvimento da biotecnologia no país é colocar esses dois profissionais – o farmacêutico e o engenheiro de bioprocessos – em contato desde a formação acadêmica”.
Além das instalações, a FCF/Unesp também conta com nova gestão, composta pelo diretor Luís Vitor da Silva do Sacramento e a vice-diretora Ana Marisa Fusco Almeida, que tomaram posse neste dia 23 em cerimônia realizada no auditório da instituição.
“O desafio dos gestores hoje é a questão orçamentária. Temos que ter muito diálogo com as unidades da Unesp e com a comunidade externa, com os governos e prefeituras. A gente vai precisar de muita conversa e inteligência”, afirmou Sacramento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em celebração ao Dia do Escoteiro, comemorado anualmente em 23 de abril, a Câmara realizou pela sexta vez a solenidade de entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/201...
A Câmara de Araraquara realiza nesta terça-feira (6), às 15 horas, no Plenário, a 16ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Na Ordem do Dia constam, inicialmente, dois itens. O primeiro é a el...
Com o estoque baixo, o Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite, em Araraquara, está em campanha para atrair novas doadoras de leite materno. O objetivo é garantir o atendimento...
Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador em 1º de maio e com o objetivo de debater a “Terceirização e precarização dos trabalhadores e das trabalhadoras em empresas do ramo financeiro”, o...
Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita. A abertura fica por conta...
Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.