Notícias



Executivo responde sobre suposto atraso de salários no Crasma

Problemas na administração e estrutura internas preocuparam vereador Marcos Garrido (Patriota)

1005


No final de 2021, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento nº 1.178/2022, solicitando esclarecimentos sobre as denúncias de atraso nos salários de profissionais de saúde que atendem no Centro de Referência de Saúde Mental do Adulto de Araraquara "Dr. Ubirajaras Caldas" (Crasma), localizado na Rua Alfredo Coelho de Oliveira, na Vila Nossa Senhora do Carmo, e sobre o estado de abandono do imóvel que abriga a unidade.

Segundo o parlamentar, muitos munícipes que são assistidos ou que possuem familiares assistidos pelo Crasma relataram que a unidade está com poucos médicos disponíveis para atendimento rotineiro. Garrido alegou ainda que tais profissionais estão com seus salários e seus benefícios atrasados.

O vereador argumentou também que o prédio da unidade está com mato alto, sujeira acumulada e problemas na estrutura interna, evidenciando a falta de manutenção e serviços de zeladoria periódicos.

Diante das considerações citadas, o parlamentar questionou o Executivo sobre o número de médicos que prestam atendimento no local, o número de atendimentos realizados nos últimos seis meses, e o suposto atraso nos pagamentos dos profissionais.

Em resposta, a Coordenadoria Executiva de Assistência Especializada explicou que, até agosto de 2021, a unidade contava com três médicos psiquiatras, até um deles necessitar ser transferido para o Centro de Referência do Idoso (Cria), devido à alta demanda deste local. Pelo resto do ano, se mantiveram dois profissionais, e foi ressaltado que o avanço da pandemia limitou a ampliação do quadro.

A Coordenadoria também informou que, em um período de seis meses, entre o início de julho e o final de dezembro de 2021, foram registrados, pelo sistema de informação do município, 1.371 atendimentos.

Após uma consulta ao setor de Recursos Humanos, foi esclarecido que os valores foram pagos integralmente aos profissionais da unidade, com exceção ao médico admitido em julho de 2021, ao qual as correções foram realizadas na folha referente a agosto.

Quanto à zeladoria, a Coordenadoria afirmou que irá encaminhar o pedido ao setor de obras para a realização de reparos na unidade, e que os serviços de capinagem já estão inclusos no cronograma de atendimento às unidades de saúde.


Publicado em: 04 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Negocia Araraquara (Até 28/02)

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara prorrogou, até o dia 28 de fevereiro de 2026, o prazo de adesão ao programa Negocia Araraquara, iniciativa inédita voltada à regularização de débitos fiscais com o municí...



Semana dos Compositores

05 de fevereiro de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart mantêm abertos, até o próximo dia 13 de fevereiro, os editais da Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” e da Se...



3º Concurso de Marchinhas

05 de fevereiro de 2026

Neste domingo (8), Araraquara recebe o 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, a partir das 18h, na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro. O evento é gratuito e in...



Áreas de risco

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Chefia de Gabinete, da Defesa Civil Municipal e do Comitê Técnico de Redução de Risco de Desastre e Impactos Ambientais, em parceria com alunos do Curso de E...



Vacinação - dengue (05/02)

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara segue com a vacinação contra a dengue disponível no município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, como parte das ações de enfrentamento à doença. A imunização é...



Projeto aprovado pela Câmara prevê botão do pânico nas unidades de saúde

05 de fevereiro de 2026

Com previsão de implementação de dispositivos eletrônicos de segurança nas unidades básicas de saúde, como o botão do pânico, o Programa Municipal de Proteção e Segurança para os Profissionais da S...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!