Notícias



Executivo, Legislativo e entidades discutem programa 'Juntos Contra a Fome'

Projeto deverá ser votado na sessão extraordinária, que ocorre na terça-feira (16)

840


Na noite da segunda-feira (15), a Câmara realizou audiência pública para discutir o projeto que institui a plataforma “Juntos Contra a Fome”. A vereadora e vice-presidenta da Câmara, Thainara Faria (PT), foi a responsável por convocar e mediar o debate. “Nosso gabinete foi procurado pelo Executivo para que esse projeto fosse discutido com todos os envolvidos antes de ser finalizado e encaminhado para votação em Plenário”, pontuou a parlamentar.

 

Conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, o projeto tem como objetivo instituir uma base de dados central de entrega de cestas básicas de modo a garantir a segurança alimentar e suprir as necessidades das famílias em vulnerabilidade social.

 

Na contramão do país

De acordo com dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, em junho deste ano, mais de 33 milhões de pessoas passavam fome no Brasil. 

 

A secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Jacqueline Barbosa, reforça que Araraquara está na contramão desse cenário. A estimativa é que 6 mil pessoas sejam atendidas pelo banco de alimentos. São 12 toneladas de comida distribuídas a 64 instituições. Porém, de acordo com a chefe da pasta, é ainda necessário fazer mais para que as pessoas vivam de forma digna.

 

“Essa é mais uma política pública de segurança alimentar, uma ação coletiva entre sociedade civil, grupos solidários e assistência social. A plataforma tem como objetivo organizar mais para que a rede de combate à fome na cidade tenha uma maior cobertura de atendimento”, explicou.

 

Cruzamento de dados

A plataforma visa a resolver uma grande dificuldade: cruzar dados e informações dos beneficiários atendidos pelas entidades, pelo fundo social e pela Prefeitura, de modo a evitar a entrega redundante das cestas. “Durante a pandemia, quando a miséria bateu mais forte na população, nós percebemos que, ainda que as entidades e o Governo não tenham medido esforços para atender às pessoas, algumas famílias não receberam alimentos, enquanto outras foram atendidas mais de uma vez”, detalhou a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva.

 

Thainara enxerga também a plataforma como uma oportunidade de mudança de cultura. “Precisamos fortalecer o desenvolvimento social como porta de saída para que as famílias tenham autonomia de escolher seus alimentos. Enquanto isso não acontece, a plataforma ajudará cidadãos, prefeitura e entidades a prestar o melhor serviço de assistência social”, justificou.

 

Para o presidente da Associação Morada de Luz, Carlos Henrique Aiello, que esteve na mesa de debate representando as entidades de Araraquara, a materialização da plataforma é a realização de um sonho. “A fila de pessoas em insegurança alimentar sempre aumentou em um país que é marcado pela desigualdade social. Por outro lado, é impressionante o fortalecimento que o Município tem com as entidades, e a plataforma vem ao encontro disso”, frisou.

 

Como funcionará a plataforma?

No Plenário da Câmara, representantes de diversas entidades puderam tirar as dúvidas sobre o funcionamento do projeto. A coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani Silva, explicou que o programa é mais simples do que parece, e pode ser acessado até mesmo pelo celular.

 

As entidades serão orientadas para usar o sistema e em uma página especifica deverão fazer o cadastro da instituição, do beneficiário, bem como inserir os dados do usuário que operacionalizará as informações.

 

Sempre que o beneficiário for solicitar a cesta básica, a plataforma permitirá a consulta das datas das doações já entregues. “Se aparecer verde, é porque a pessoa está apta a retirar o alimento. Se aparecer vermelho, não significa recusa da doação, mas sim a necessidade de uma avaliação mais aprofundada. Será preciso entender o que está acontecendo com aquela família para haver a necessidade de retirada de mais de uma cesta em um período menor de tempo”, explicou.

 

Por fim, Silvani enfatizou a importância da integração de todos os envolvidos na ação de combate à fome. “O nosso grande desafio é todo mundo se integrar no programa “Juntos Contra a Fome”. O melhor dos sistemas não teria eficiência se não inserirmos os dados. Na medida em que forem surgindo os problemas, nós vamos criando as soluções. ”

 

Finalizadas as discussões, a expectativa é que o projeto entre para a votação na Sessão Extraordinária da terça-feira (16).


Publicado em: 15 de agosto de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!