Publicado por: Foto: Freepik
937
A creatinofosfoquinase (CPK) é uma enzima presente nos músculos, no coração e no cérebro, sendo sua dosagem utilizada para diagnosticar doenças neuromusculares e cardíacas. “A realização do exame de CPK em recém-nascido pode identificar precocemente doenças musculares congênitas, permitindo um acompanhamento especializado e garantindo que medidas preventivas e terapêuticas sejam adotadas, aumentando significativamente a qualidade de vida da criança”, aponta o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
O parlamentar enviou o Requerimento nº 782/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre a realização do exame de CPK em recém-nascidos no município. Em resposta, a Prefeitura informa que o procedimento não integra a lista de exames de rotina do pré-natal, sendo realizado por indicação médica em casos de gestantes com histórico ou suspeita de cardiopatias.
“Ressaltamos ainda que o exame de CPK é habitualmente indicado por especialistas como cardiologistas e clínicos gerais, e pode ser utilizado em recém-nascidos quando há indícios específicos de patologias musculares congênitas”, frisa o prefeito Dr. Lapena no documento.
Ele acrescenta que o acompanhamento pré-natal é realizado de forma sistemática e integral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), conforme diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, o prefeito Dr. Lapena afirma que “o município conta com estrutura laboratorial qualificada, incluindo os serviços da Santa Casa e de laboratórios privados conveniados à Secretaria Municipal da Saúde, que disponibilizam os resultados com agilidade, geralmente em menos de duas horas”.
De acordo com a resposta encaminhada, no Centro Regional de Reabilitação (CER), o Município também dispõe de pediatra especializado para a detecção de patologias musculares, bem como para a realização de estímulos precoces.
Em relação à existência de um planejamento para incluir o exame no pré-natal de rotina, ele explica que não há ações planejadas neste sentido. Quanto ao impacto financeiro, estima-se que o investimento mensal seria de aproximadamente R$ 5,4 mil, totalizando cerca de R$ 64,8 mil ao ano, considerando a média de 300 nascimentos mensais no município.
“Ainda assim, esta administração mantém-se aberta ao diálogo e à análise de viabilidade para futura implementação, caso haja disponibilidade orçamentária e aporte de recursos adicionais”, conclui o prefeito.
“Sabemos que o diagnóstico precoce pode mudar completamente o futuro de uma criança com doenças musculares congênitas. Nosso objetivo com esse questionamento foi justamente abrir espaço para esse debate e buscar caminhos para fortalecer o cuidado com a primeira infância. Continuamos atentos às possibilidades de ampliação dos exames nos recém-nascidos, respeitando os critérios técnicos, mas sempre com foco na prevenção e na qualidade de vida das famílias”, afirma o vereador Rafael de Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas, deno...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.