Notícias



Exame para diagnóstico de doenças musculares é realizado no SUS apenas por indicação médica

Vereador Rafael de Angeli (Republicanos) havia questionado se o procedimento era de rotina

Publicado por: Foto: Freepik

477


A creatinofosfoquinase (CPK) é uma enzima presente nos músculos, no coração e no cérebro, sendo sua dosagem utilizada para diagnosticar doenças neuromusculares e cardíacas. “A realização do exame de CPK em recém-nascido pode identificar precocemente doenças musculares congênitas, permitindo um acompanhamento especializado e garantindo que medidas preventivas e terapêuticas sejam adotadas, aumentando significativamente a qualidade de vida da criança”, aponta o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

 

O parlamentar enviou o Requerimento nº 782/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre a realização do exame de CPK em recém-nascidos no município. Em resposta, a Prefeitura informa que o procedimento não integra a lista de exames de rotina do pré-natal, sendo realizado por indicação médica em casos de gestantes com histórico ou suspeita de cardiopatias.

 

“Ressaltamos ainda que o exame de CPK é habitualmente indicado por especialistas como cardiologistas e clínicos gerais, e pode ser utilizado em recém-nascidos quando há indícios específicos de patologias musculares congênitas”, frisa o prefeito Dr. Lapena no documento.

 

Ele acrescenta que o acompanhamento pré-natal é realizado de forma sistemática e integral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), conforme diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Além disso, o prefeito Dr. Lapena afirma que “o município conta com estrutura laboratorial qualificada, incluindo os serviços da Santa Casa e de laboratórios privados conveniados à Secretaria Municipal da Saúde, que disponibilizam os resultados com agilidade, geralmente em menos de duas horas”.

 

De acordo com a resposta encaminhada, no Centro Regional de Reabilitação (CER), o Município também dispõe de pediatra especializado para a detecção de patologias musculares, bem como para a realização de estímulos precoces.

 

Em relação à existência de um planejamento para incluir o exame no pré-natal de rotina, ele explica que não há ações planejadas neste sentido. Quanto ao impacto financeiro, estima-se que o investimento mensal seria de aproximadamente R$ 5,4 mil, totalizando cerca de R$ 64,8 mil ao ano, considerando a média de 300 nascimentos mensais no município.

 

“Ainda assim, esta administração mantém-se aberta ao diálogo e à análise de viabilidade para futura implementação, caso haja disponibilidade orçamentária e aporte de recursos adicionais”, conclui o prefeito.

 

“Sabemos que o diagnóstico precoce pode mudar completamente o futuro de uma criança com doenças musculares congênitas. Nosso objetivo com esse questionamento foi justamente abrir espaço para esse debate e buscar caminhos para fortalecer o cuidado com a primeira infância. Continuamos atentos às possibilidades de ampliação dos exames nos recém-nascidos, respeitando os critérios técnicos, mas sempre com foco na prevenção e na qualidade de vida das famílias”, afirma o vereador Rafael de Angeli.


Publicado em: 06 de junho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 19/09

19 de setembro de 2025

Música Carlos Café apresenta clássicos de BB King – em 2025 completam-se dez anos de seu falecimento – em homenagem ao grande Bluesman. No palco, Carlos Café (guitarra e voz) é acompanhado pela ba...



Agenda Esportiva – 19/09

19 de setembro de 2025

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (20), às 9 horas, no Estádio “Francisco Marques Figueira”, em Suzano, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta a equipe da casa. Às 11 horas, no Estádio...



Pessoa com deficiência

19 de setembro de 2025

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, promove,...



Programa nos Bairros (19/09)

19 de setembro de 2025

Neste sábado (27), a Fatec Araraquara recebe mais uma edição do Programa nos Bairros "Cuidando da Nossa Morada", levando serviços da Prefeitura para facilitar o acesso da população do Jardim Santa...



Cuidados com os animais

19 de setembro de 2025

Em Araraquara, são recolhidos animais (cães e gatos) sem tutor que estejam feridos ou em estado agônico, fêmeas prenhes ou no cio, além de filhotes e idosos debilitados. Nos casos em que o animal p...



Academia ao ar livre e brinquedos do Parque Botânico precisam de manutenção

19 de setembro de 2025

Os aparelhos da academia ao ar livre e os brinquedos do playground do Parque Botânico precisam de reforma. O alerta é do vereador Marcelinho (Progressistas), em Indicação encaminhada à Prefeitura d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!