1236
Na quarta-feira (12), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento n° 285, demandando informações referentes à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Araraquara. O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daee) é responsável pela ETE, que iniciou suas operações em outubro de 1999.
Segundo o parlamentar, em 2017, o principal problema para a eficiência do tratamento de esgoto era o excesso de lodo nas lagoas de aeração e um sistema de retirada desses sedimentos ainda não foi pensado para a Estação.
Angeli argumenta que, em 2015, foi autorizada a abertura de um crédito de R$ 1 milhão, destinado a serviços de drenagem de lodo; assim como, em 2018, foi aprovada abertura de outro crédito, no valor de R$ 1,6 milhão, para a recuperação do sistema de aeração. "Mesmo com os valores desses créditos, a eficiência da ETE não passava de 68% em 2019", aponta.
Diante dessas considerações, o vereador quer saber do Executivo qual porcentagem de esgoto está sendo tratada pela ETE e se as lagoas de aeração da ETE estão com 100% de funcionamento.
Ele pergunta ainda quantos aeradores e suportes flutuantes a ETE possui atualmente e solicita cópias dos laudos de análises do esgoto lançado no rio, de janeiro de 2021 até o momento, e cópias dos contratos de serviços referentes aos créditos adicionais de 2017 até a presente data.
"Considerando que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) informa que, em média, 20% do consumo da água é perdido na rega de jardins, evaporação, consumo de alimentos, entre outros, por qual motivo os munícipes pagam 100% de tarifa de esgoto? É possível uma revisão da taxa de, no mínimo, 20% de redução, como recomendado pela Associação?", questiona.
Por fim, o parlamentar busca saber se a usina para separação e queima do lodo está em funcionamento e, em caso positivo, quantos funcionários estão trabalhando no local.
“Precisamos garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e que a população não pague tarifas injustas. Esperamos que estas informações possam esclarecer toda a situação e possibilitar uma revisão da taxa de esgoto”, afirma Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Feiras Nesta sexta-feira (8), das 17 às 22 horas, a GiraFeira apresenta uma edição especial, marcada pelos embalos dos anos 70 e 80: é a “GiraFeira Night Fever”, a ser realizada na Praça da Indepe...
Futebol masculino Nesta sexta-feira (8), às 19 horas, a Ferroviária recebe o Amazonas, na Fonte Luminosa, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe grená ocupa a 15ª colocação...
Suspensas pela Prefeitura desde janeiro de 2025, as obras de revitalização da Associação Atlética Ferroviária dependem da apresentação de documentos técnicos para serem retomadas. A informação é da...
O Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp Araraquara está com inscrições abertas para cursos de idiomas presenciais e online, com...
Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Araraquara realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do...
Nesta sexta-feira (8), a feira de economia criativa GiraFeira apresenta uma edição especial, marcada pelos embalos dos anos 70 e 80: é a “GiraFeira Night Fever”, a ser realizada na Praça da Indepen...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.