996
Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara se reuniram em Sessão Extraordinária na tarde desta quinta-feira (15) e aprovaram, em primeira votação, uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município. O projeto modifica o prazo para fixação do subsídio dos vereadores.
Segundo a proposta, o subsídio deve ser fixado por meio de decreto legislativo até a data da eleição, passando a vigorar para a legislatura seguinte, sendo proibida a revisão geral anual.
Com isso, o projeto de decreto legislativo (com o valor do subsídio) deve ser apresentado pela Mesa da Câmara Municipal a qualquer momento da legislatura em curso, respeitada a antecedência mínima – a data das eleições municipais – para que o projeto seja aprovado pelo Plenário.
Atualmente, o prazo para esta definição (da fixação do subsídio) é de até 1 ano antes das eleições, conforme ocorreu em outubro do ano passado. Naquela oportunidade, foram fixadas três faixas de subsídios para o período do próximo mandato – 2025 a 2028.
Ainda que haja entendimento de que a medida tem segurança jurídica, até mesmo por já ser praticada em assembleias estaduais, no Congresso Nacional e em diversos municípios, optou-se por abrir novamente a discussão entre os vereadores, que estão decidindo se o procedimento permanece como está ou se a prática estabelecida no ano passado será alterada.
O rito para tramitação de alteração na Lei Orgânica do Município se inicia com a apresentação da proposta, seguida por um prazo de três sessões ordinárias (o que já ocorreu). Após a sessão desta quinta-feira, será necessário ainda um intervalo de mais dez dias para a segunda votação.
A Sessão Extraordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da TV a cabo Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube da Câmara, além do Facebook dos portais de notícias AraraquaraNews e RCIA Araraquara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui em Araraquara o Banco de Ração e Utensílios para Animais, com o objetivo de capta...
Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento e as condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa...
Um Requerimento enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre os quiosques instalados na passarela “Orival Ramalho”,...
Nesta quarta-feira (04), termina o prazo para inscrições no edital da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart destinado à contratação de projetos de Oficinas Culturais Municipais para 2026. Ar...
O Centro de Ciências de Araraquara (CCA) do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em parceria com o Museu Catavento, inaugura no dia 9 de fevereiro de 2026, das 15h às 17h, a exposição “Química Verde...
Até 24 de fevereiro, o Cursinho Unificado do Câmpus de Araraquara (Cuca) estará com processo seletivo aberto para bolsistas que irão atuar na Coordenação Executiva Discente do projeto de extensão....

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.