Notícias



Documentos pedem melhoria em sinalização de trânsito na região da ponte do Botânico

Pedidos são do presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos); cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste passou por recentes alterações viárias, mas segue registrando acidentes

893


Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo, na região da Ponte “Vereador Gildo Merlos”, no Jardim Botânico.

 

Diante disso, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), protocolou três documentos solicitando melhorias à Prefeitura. O parlamentar esteve no local com o secretário municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, Adalberto José Ferreira; o chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viários, Daniel Gatti Robles; e Wagner Isidio, assessor do gabinete do secretário.

 

Atualmente, os motoristas que descem a Rua Dr. Gennaro Granata, vindos do Botânico, têm um sinal de “Pare” a ser respeitado no cruzamento — o que não havia antes das mudanças realizadas pela Prefeitura no início do ano. Essa alteração ainda confunde motoristas.

 

Na Indicação nº 5224/2025, Angeli solicita um estudo técnico que avalie a mudança de localização da placa de “Pare” na Rua Doutor Gennaro Granata para um ponto mais estratégico, com o objetivo de garantir melhor visibilidade e segurança. “A atual localização da placa pode não estar adequada para disciplinar o fluxo de veículos e evitar acidentes”, alerta o chefe do Legislativo.

 

Nessa mesma linha, a Indicação nº 5120/2025 pede para que seja feita uma vistoria na árvore que fica naquele cruzamento, pois ela está “impedindo a visualização das placas de sinalização de trânsito, comprometendo a segurança viária e a orientação dos motoristas e pedestres na via”.

 

Outro pedido do vereador, na Indicação nº 5223/2025, é a instalação de redutor de velocidade (lombada) na Rua Doutor Gennaro Granata. “A instalação da lombada contribuirá para a redução da velocidade dos veículos, promovendo maior segurança viária e protegendo os usuários da via”, diz o vereador.

 

Mudanças

O sistema viário da ponte do Botânico foi alterado no início do ano pela Prefeitura. Quem desce pela Rua Nove de Julho (Rua 2) precisa fazer uma conversão à direita e contornar um dispositivo para retornar à via, que muda de nome para Rua Dr. Gennaro Granata (em direção ao Botânico).

 

Além disso, aquele trecho da Rua 2 passou a ser de mão única, apenas subindo em direção ao Centro. Quem desce pela Rua 2 precisa acessar a Rua Caetano Nigro antes de chegar à altura da Emef “José Roberto Pádua de Camargo”.

 

Outra mudança ainda está em andamento: os veículos que trafegam pelo Rodoanel vindos da região do Jardim Paraíso e do Santa Angelina, em direção ao Botânico, serão direcionados para a Avenida José da Silva Faria (via paralela) antes do cruzamento com a Rua 2/Dr. Gennaro Granata, também para evitar acidentes.

 

Na visão do parlamentar, as solicitações feitas para a região da ponte do Botânico fazem parte de um acompanhamento contínuo das demandas apresentadas pelos moradores e motoristas que utilizam o trecho diariamente.

 

“Essa é uma região que há muito tempo pede atenção do poder público, e algumas melhorias importantes já foram conquistadas a partir das cobranças que fizemos. Ainda assim, os acidentes continuam acontecendo, o que mostra que os ajustes precisam ser permanentes e bem avaliados. Nosso papel é seguir fiscalizando, propondo correções e cobrando soluções para garantir mais segurança a quem circula por ali, especialmente em um ponto tão movimentado da cidade”, conclui Angeli.


Publicado em: 17 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!